ADRA Brasil investe no preparo e prevenção de desastres naturais

Pequenos HeróisBrasília, DF…[ASN] Entre as áreas de atuação da  Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (ADRA Brasil), está o preparo, prevenção e resposta a emergências causadas por desastres naturais. Segundo Paulo Lopes, diretor da ADRA Brasil, existe um ciclo para a gestão de emergências, dividido em quatro fases distintas: mitigação ou prevenção, preparo, resposta à catástrofe, e recuperação de médio e longo prazo. A fase de mitigação ou prevenção tem a ver com ações preventivas para reduzir os riscos de um desastre e o impacto sobre as pessoas. A fase de preparo como o próprio nome indica, tem a ver com o preparo para se enfrentar uma situação de desastre. A fase de resposta caracteriza-se pela assistência prestada às vitimas de um desastre natural e tem como prioridade o salvar vidas. Já a fase de recuperação, são as ações de médio e longo prazo que tem a  ver com a reconstrução da infraestrutura afetada e com a volta das pessoas a normalidade.

No Brasil, a ADRA tem se dedicado a pelo menos três destas fases do ciclo de gestão de emergências. Ou seja, a agência tem atuado na prevenção, no preparo e na resposta a catástrofes. Como exemplo de prevenção, recentemente a agência adventista desenvolveu um projeto piloto na cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, chamado de “Pequenos Heróis – Conscientização de Estudantes Sobre a Prevenção de Desastres.”O projeto contou com o apoio e participação da Defesa Civil e foi implementado na Escola Municipal Lafayette Bravo Filho no Bairro Floresta. A escola conta com 225 alunos do primeiro ao quinto ano e está localizada numa área considerada de risco pela Defesa Civil. Foi exatamente por esta razão que a escola foi escolhida para este piloto. Segundo Isabela Salles, coordenadora do projeto, Nova Friburgo conta com 24 comunidades que residem em áreas de alto risco geológico. “Nosso objetivo é conscientizar os alunos e ajudá-los a serem resilientes em relaçao aos riscos dos desastres naturais, de forma que eles possam também influenciar  suas famílias e comunidade em geral”, afirma Isabela.

Para atingir seus objetivos, o projeto utiliza várias ferramentas educativas, tais como fantoches, mensagens especiais de prevenção, e até uma música foi composta para os pequenos heróis. Todos os 225 alunos e professores participaram do projeto piloto. Uma vez testado, agora o projeto está sendo avaliado e melhorado a fim de poder ser implementado no maior número possível de escolas de Nova Friburgo e região, e futuramente, deverá ser replicado em várias partes do país.

A ADRA tem se dedicado também ao preparo para enfrentar estas catástrofes naturais que tem aumentado em número e em intensidade no Brasil nos últimos anos. Como preparo, a agência conta com um plano nacional detalhado de preparo e resposta a emergências, que é acionado todas as vezes que um desastre natural atinge mais de mil pessoas, e que se faz necessário a ajuda da ADRA. Como parte deste plano está também o treinamento de voluntários da ADRA pela Defesa Civil para atuarem na prevenção e resposta a desastres naturais. Mais de 700 voluntários já foram treinados nos últimos dois anos, e o alvo é treinar cerca de 9 mil até 2015. Outro aspecto importante do preparo, é o preposicionamento de materiais para que a resposta da ADRA possa ser o mais rápido possível. O primeiro depósito de preposicionamento está sendo construido no Rio de Janeiro, e seis outros estarão prontos até 2015, em outras regiões do país. Finalmente, como resposta a catástrofes, a ADRA Brasil ajudou mais de 50 mil pessoas atingidas por desastres naturais no país nos últimos dois anos, com comida, água, materiais de higiene e limpesa, colchões, roupas e calçados.

“Segundo estudos do Banco Mundial, para cada dólar gasto em prevenção, até 40 dólares são economizados em ações de resposta a catástrofes em todo o mundo. Por esta razão projetos com o Pequenos Heróis são tão importantes”, afirma Paulo Lopes.

A ADRA Brasil trabalha com pessoas em situação de pobreza e aflição visando uma mudança positiva e justa através de parcerias que capacitam, e ações responsáveis. Com presença em todo o território nacional, a ADRA beneficia milhares de pessoas todos os anos através de seus projetos, sem fazer qualquer distinçao quanto a religião, raça, gênero, cor ou posição política de seus beneficiários. Para conhecer mais sobre este e outros projetos da ADRA Brasil, visite o site da agência: www.adra.org.br. [Equipe ASN, da redação]



Fatal error: Call to undefined function dsq_identifier_for_post() in /var/www/html/adra.org.br/wp-content/themes/adra/functions.php on line 520