Passeata encerra semana do Meio Ambiente em Núcleo da ADRA

Estabelecido em 1972, na “Conferência de Estocolmo”, na Suécia, 5 de Junho é celebrado é celebrado o dia do Meio Ambiente. A data marca o dia da reunião, onde foram estabelecidas medidas para preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis. A partir dessa conferência, o olhar do mundo para causas ambientais mudou. Dali também saíram alguns princípios que hoje regem as leis ambientais.

É desse pensamento que surgiram programas de educação relacionados ao meio ambiente. Temas como o uso de materiais sustentáveis, alimentos orgânicos, descarte correto de lixo, passaram a fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas.

O Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Vila Clara é o único dentro da cidade de São Paulo.  Ali, na zona sul da capital, são desenvolvidas inúmeras atividades. Desde cursos para crianças, até capacitação profissional para adultos e qualidade de vida para os idosos. O local consegue reunir boa parte da comunidade. Essa reunião permite também projetos específicos de educação, como o desenvolvido durante a semana do meio ambiente.

Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Núcleo recebeu funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS), e entre alguns temas relacionados ao meio ambiente, o principal deles foi a reciclagem. O evento trouxe esclarecimentos sobre a separação correta de materiais e locais onde eles podem ser destinados. O encerramento ainda contou com a participação dos funcionários da prefeitura, responsáveis pela coleta de lixo comum, e também de materiais recicláveis. Juntos, todos saíram pelo bairro, orientando moradores, recolhendo recicláveis e também promovendo uma limpeza completa por onde passavam.

Reportagem: Lóren Vidal