Projeção de novos sonhos marca formatura no Núcleo ADRA de Engenheiro Coelho

Na última segunda feira, 5, foi realizada a formatura dos cursos de Geração de Renda realizados no Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Engenheiro Coelho. Pioneiro no local, o projeto certificou, ao todo, 72 alunos nas turmas de cabeleireiro masculino e feminino, depilação e estética facial. A cerimônia, realizada no próprio núcleo, contou com a participação do pastor Ivo Suedekum, diretor da ADRA Brasil para o estado de São Paulo, do pastor Domingos Souza, presidente da Igreja Adventista no Estado de São Paulo e  de Damaris Moura, presidente da comissão de liberdade religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Estado de São Paulo. Além disso, coordenadoras, professores, alunos e familiares estiveram presentes no evento que foi marcado pela projeção de novos planos e horizontes.

Dra Damaris Moura se juntou à comemoração das alunas formandas

Dra Damaris Moura se juntou à comemoração das alunas formandas

Edimarcio Silveira, morador da cidade de Engenheiro Coelho, trabalha colhendo  laranjas. Uma atividade comum no município. O problema é que o trabalho não é constante. São 6 meses de colheita e 6 meses sem trabalho. Edimarcio conta que um dia, ao passar em frente ao Núcleo da ADRA na cidade, viu um cartaz e ficou sabendo que ali seriam oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional. O interesse foi imediato, logo foi junto à esposa e irmãs buscar mais informações para fazer a matrícula. Mais que nome e documentos, Edimarcio depositou ali, também, seus sonhos de uma vida diferente.

Mais que nome e documentos, Edimarcio depositou ali, também, seus sonhos de uma vida diferente.

Dalva Pacanaro, coordenadora do projeto, entrega certificado

Dalva Pacanaro, coordenadora do projeto, entrega certificado

Os cursos de Geração de Renda no Núcleo de Engenheiro Coelho é um projeto desenvolvido pelo Núcleo ADRA de Artur Nogueira como uma extensão de suas atividades. Tiveram início em Abril de 2017, quando a coordenadora Dalva Pacanaro, notando os bons resultados do projeto em Artur Nogueira, e observando a demanda existente em Engenheiro Coelho propôs levar os cursos até lá. Dalva explica que para tornar o sonho em realidade, foi preciso reunir voluntários dispostos e disponíveis para ministrar semanalmente estas aulas na cidade vizinha. Logo, o time estava formado por Adriana Silva, Wagner Costa, Josinete da Silva, Ariane e Evellyn Pacanaro. “Quando abrimos as inscrições, tivemos uma surpresa positiva com a quantidade de pessoas interessadas. Não apenas no ato da matrícula, como no decorrer de todo o curso, os alunos se mostraram extremamente dedicados”, comemora.

Para a professora Adriana da Silva, que atua como cabeleireira desde os 11 anos de idade, separar uma dia da semana para ministrar as aulas é “gratificante pelo fato deles conseguirem uma nova profissão em meio à crise econômica do país.” Para ela, o maior propósito é capacitar as pessoas para alcançarem a autonomia financeira através do empreendedorismo.

A festa em comemoração aos objetivos alcançados através deste projeto foi marcada por sorrisos orgulhosos e bons palestrantes. Damaris Moura, presidente da comissão de liberdade religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Estado de São Paulo, fez uma breve palestra abordando temas como violência contra a mulher e violência infantil. Em seguida, o Pastor Ivo Suedekum ressaltou a importância dos cursos realizados e mostrou-se feliz com os resultados dos alunos. O Pastor Domingos Souza, presidente da Igreja Adventista no Estado de São Paulo também esteve presente e incentivou alunos e professores com as palavras “ensinar é aprender de novo”. 

“Ensinar é aprender de novo” Pr Domingos Souza

Após a entrega dos certificados, fica a sensação de dever cumprido e compromisso com os próximos passos a serem dados. Hoje com o diploma de cabeleireiro masculino, Edimarcio Silveira pretende continuar se especializando no ramo e abrir o próprio negócio com a família. “Estou confiante que teremos 100% de melhoria na vida”, desabafa feliz.

Ao meio, Edimarcio exibe seu certificado junto ao Pastor Ivo Suedekun

Ao meio, Edimarcio exibe seu certificado junto ao Pastor Ivo Suedekun

Reportagem: Maria Júlia Magalhães.



Fatal error: Call to undefined function dsq_identifier_for_post() in /var/www/html/adra.org.br/wp-content/themes/adra/functions.php on line 520