ADRA atua em ilhas afetadas pelo Furacão Irma

Equipe de atuação em emergências da ADRA  é enviada para avaliar danos e coordenar o auxilio dado aos afetados

10456ade-87e9-4274-9eb6-7ac8460ec785

A população do Caribe são mais de 26 milhões,com 57 mil em áreas de categoria 4 e 169 mil em áreas onde o furacão era de categoria 5. Foto: ADRA Dominicana

As equipes da ADRA estão começando sua resposta ao furacão Irma em vários locais, e também já se preparam para o furacão José. O furacão Irma deixou destruição maciça em seu caminho, e o Haiti, República Dominicana, Cuba e as Bahamas ainda estão sob ameaça iminente. As necessidades imediatas incluem abrigo, comida, água limpa, kits de higiene e proteção contra mosquitos. A urgência de providenciar alívio de desastres é aumentada à medida que o furacão José se aproxima nos próximos dias. José está seguindo o caminho de Irma, ameaçando Barbuda e Antigua novamente entre outros locais.

21457732_1423884924314786_1432017244145707187_o

70 % das casas foram destruídas ao sul da Ilha de Caicos. Foto: ADRA Dominicana

O Irma furacão de categoria 5, atingiu a ilha de Barbuda na quarta-feira com ventos que alcançaram os 295 km/h, deixando um morto.

Rumo ao noroeste, o furacão, com ventos de até 360 km/h, varreu as ilhas de São Bartolomeu, São Martinho e Anguilla. Ao menos treze pessoas morreram na região, que ficou devastada. A Ilha de San Martin estaria 95% destruída, segundo o governo local.

Houve danos generalizados na infra-estrutura tais como serviços de energia, telecomunicações e água.

À medida que o acesso às ilhas está sendo restaurado lentamente,  haverá necessidades imediatas em relação a saúde, água, segurança alimentar e setores de abrigo.

  • Atividades  de resposta da ADRA

Barbuda – Como a população  afetada já está em  abrigos em Antigua a ADRA  está modificando o foco de nossa resposta na região.


 Sint Maarten – A ADRA  recebeu a doação de 1000 lonas para abrigos, da Latterday Saints Charity, uma organização dos EUA que está trabalhando com a logística de transporte até a ilha. Kits de higienes continuam sendo arrecadados e o mesmo está acontecendo em Anguilla e nas Ilhas Virgens Britânicas. A arrecadação de comida continua e em breve serão feitas as distribuições .  Um tima de resposta a emergência, treinado pela ADRA  para atuar em situações como esta, estará chegando na ilha na próxima quinta-feira (14), para dar assistência e coordenação de logística na região.


Republica Dominicana – Estão sendo selecionados as famílias que serão beneficiadas com os vouchers para a distribuição de comida, para 200 pessoas em situação de rua, e outros 100 serão selecionados para receberem vouchers nos municípios mais próximos .


Haiti – A  ADRA  planeja ativar o NEMP ( Plano Nacional de Emergência) e definir se serão distribuídos,  kits de comida, higiene e abrigo. Serão doados também 374 kits de filtros de água para os afetados pelo furacão na cidade de Fort Liberté. A ADRA  também está coordenando com a DINEPA, organização nacional de água potável e saneamento para possibilitarem a utilização de um filtro de água comunitário.


Bahamas and Turks & Caicos –   Uma equipe da ADRA está se direcionando para a ilha para dar melhor assistência, para promover uma distribuição inicial baseado nos relatórios preliminares de necessidade.


foto1

24 mil pessoas estão desabrigadas na Republica Dominicana e no Haiti, Foto: ADRA Dominicana

 

 

 

  •  Parcerias

A ADRA  em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia,  a nível local, nacional e também mundial, está enviando pastores e voluntários para conduzir  uma rápida assistência as necessidades e captar fundos e materiais apropriados para as necessidades locais.