Unidade móvel da ADRA auxilia vítimas de Eldorado do Sul

Famílias atingidas pela inundação receberão alimento, roupa lavada e assistência psicológica

soss

Caminhão ficará na Região até que a normalidade seja restabelecida – Foto: Bruna Staub/Defesa Civil

“Poder oferecer uma comida quente e nutritiva para quem perdeu praticamente tudo”: segundo o diretor de programas da Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil), Paulo de Tarso, esse é um dos objetivos da Unidade Móvel de Resposta a Desastres, que foi instalada no município gaúcho de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, neste sábado (22).

sos

A unidade móvel está dividida em três compartimentos: preparo de alimentação quente, lavagem e secagem de roupas e para a realização de apoio psicológico.

Sendo utilizado pela primeira vez, após quatro eventos testes, o projeto é pioneiro no RS, no Brasil e no Mundo e foi desenvolvido especialmente para atender famílias atingidas por desastres naturais. Com aproximadamente 45 m² de área útil, a unidade móvel está dividida em três compartimentos: o primeiro para o preparo de alimentação quente, o segundo para a lavagem e secagem de roupas e o terceiro para a realização de apoio psicológico.

A ideia de instalar o caminhão no município da Região Metropolitana veio após o último evento meteorológico, que causou temporais, vendavais, queda de granizo e ainda deixa muitas famílias fora de suas residências, devido às chuvas intensas, que agora causam a elevação dos níveis dos rios e inundações em diversas localidades.

sosossss

A parceria entre Defesa Civil do RS e ADRA Brasil ocorre desde o ano passado, quando a entidade prestou auxilio na distribuição de materiais de socorro às famílias que sofreram com os fortes eventos que atingiram o Estado em 2015.

Eldorado do Sul foi um dos lugares mais atingidos, com cerca de 3 mil famílias diretamente afetadas, sendo que 42 delas já precisaram ser abrigadas. Elas estão no ginásio Luis Antônio Fontoura dos Santos, que fica no centro da cidade, e a partir de agora receberão três refeições diárias, roupa lavada, além de todo suporte necessário para manter-se com saúde. Além dos eldoradenses, outros municípios também podem ter acesso aos serviços da Unidade Móvel.

A parceria entre Defesa Civil do RS e ADRA Brasil ocorre desde o ano passado, quando a entidade prestou auxilio na distribuição de materiais de socorro às famílias que sofreram com os fortes eventos que atingiram o Estado em 2015.

“De lá pra cá unimos esforços, trabalhamos com prevenção, cursos de capacitação e nos preparamos para atuar, de maneira conjunta, em uma situação como essa. Trabalhamos para ajudar as pessoas em situações de risco e, juntos, podemos fazer mais”, disse o subchefe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Martins de Lima.

Por Bruna Staub



Fatal error: Call to undefined function dsq_identifier_for_post() in /var/www/html/adra.org.br/wp-content/themes/adra/functions.php on line 520