Núcleo ADRA de Desenvolvimento – Samambaia

IMG_8987O Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário – CADEC, localizado em Samambaia-DF, coopera com o poder público e a iniciativa privada para servir à comunidade e ser fator de integração, estímulo e motivação social, promovendo desenvolvimento socioeconômico na região em que atua. Oferece atividades para geração de trabalho e renda às famílias carentes. Promove o desenvolvimento socioeconômico nas seguintes áreas: oficinas de beleza e estética, corte e costura, merendeiras, camareiras, aulas de ginástica e atendimento psicológico. No ano de 2012 foram realizados 425 atendimentos diretos, beneficiando cerca de 1.550 pessoas.

Em parceria com o GDF de Samambaia está sendo implantando em 2013 o Projeto Saúde e Esperança que visa promover a saúde da comunidade e prevenir doenças do coração, tais como: Obesidade, pressão alta, colesterol, diabetes, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e drogas. O projeto fará dois exames de sangue e duas consultas médicas por ano, num período de três anos. Durante os três anos os participantes serão monitorados e acompanhados pela área de saúde com respeito à mudanças de hábitos e estilo de vida. Água, repouso, ar puro, alimentação adequada, exercício físico, luz solar e confiança no poder de Deus serão os métodos usados para alcançar os objetivos deste projeto. Os participantes devem ter acima de 16 anos de idade. Será implantado uma academia ao ar livre em frente ao CADEC para práticas de exercícios físicos.

Será implantado em breve também o Projeto Reinvent-Art. Trata-se de uma marcenaria para capacitação de mulheres para o preparo de peças artesanais em MDF. Profissionalização de jovens e adultos, do sexo masculino, na arte de marceneiros em MDF para o preparo de móveis de escritório, armários embutidos e planejados. Também receberão treinamento para confecção de móveis rústicos a partir da matéria prima de pallets. O objetivo é a geração de renda para as famílias em estado de vulnerabilidade sócio econômica.

Outro projeto a ser implantado no CADEC é o Projeto AGAPE – Amparo a Gravidez Adolescente não Planejada = Esperança. A sexualidade iniciada precocemente por adolescentes traz consigo o risco de se contrair gestação não planejada, o que pode trazer determinadas mudanças e responsabilidades que um (a) adolescente pode não estar preparado para assumir, além de que, a gravidez na adolescência é sempre fator de risco para a saúde. No Brasil, o número de partos em adolescentes representa uma parcela significativa da população em formação. O Projeto AGAPE oferecerá apoio e suporte para o acompanhamento médico pré-natal, pediátrico, aconselhamento psicológico e familiar, a fim de garantir uma gestação segura e maternidade agradável. As adolescentes também serão assistidas por equipes multidisciplinares, por meio de atividades educativas, visitas domiciliares, apoio pedagógico, oficinas técnicas para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho.

O Projeto de Horta Comunitária Urbana será implementado com o objetivo de geração de renda e combate à fome e a miséria. Serão assistido de 30 a 40 família na produção de três canteiros de 20×1 metros.