Curso de cuidador de idosos

cuidador de idoso

O Curso de Cuidador de Idosos é desenvolvido na Comunidade de Fragoso, na cidade de Magé estado do Rio de Janeiro. São formadas 120 pessoas por ano.

Segundo Censo do IBG 2010, a população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). As mulheres são maioria, 8,9 milhões (62,4%) dos idosos são responsáveis pelos domicílios e têm, em média, 69 anos de idade e 3,4 anos de estudo. Com um rendimento médio de R$ 657,00, o idoso ocupa, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade brasileira. Os resultados estão na nova publicação do IBGE que traz números sobre a situação no Brasil, nas Grandes Regiões, nas Unidades da Federação e é acompanhado por um CD-ROM com informações dos 5.507 municípios do País.

curso de idosos

Objetivo Geral

 Desenvolver as habilidades de cuidado com idoso respeitando os aspectos físico, mental, social e legal. Capacitar, também, o estudante para o relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e equipe multiprofissional.

Objetivos Específicos:

  • Abordar o papel do idoso na sociedade atual;
  • Dar visibilidade para a importância do idoso em termos da identidade do povo brasileiro;

Conhecer os aspectos do processo de envelhecimento, as modificações corporais e os efeitos psíquicos do envelhecer;

 Debater aspectos referentes aos direitos e deveres do familiar no cuidado com o idoso, baseado na constituição federal e estatuto do idoso;

Difundir as políticas públicas de atenção ao idoso;

Trabalhar as especificidades da saúde do idoso, nos aspectos biológico, psicológico e social;

  • Melhorar as relações humanas entre cuidador/idoso/familiares e comunidade;
  • Debater sobre maus-tratos a idosos com vistas a socialização;

Abordar os cuidados de higiene do idoso e orientações básicas para as 
atividades de vida diária

O Curso Cuidador de Idosos é desenvolvido na Comunidade de Fragoso, na cidade de Magé estado do Rio de Janeiro. São formadas 120 pessoas por ano.

Para participar no curso, basta comparecer no seguinte endereço e verificar a disponibilidade das vagas: Rua José de Paula Junior, nº  208, Fragoso – Magé – RJ

doe agora