Escola Técnica Adventista do Massauari

Vivendo isolados dos grandes centros e praticamente esquecidos por nosso governo, os ribeirinhos da Amazônia não tem acesso a muitas coisas. Mas apesar das dificuldades de acesso a água potável, energia elétrica, saneamento básico, saúde, telefone, entre outras coisas, talvez a questão mais delicada, seja a parte educacional.

Não é exceção, mas a regra, encontrar alunos do quinto, sexto, sétimo ano, que ainda não sabem ler. Se entrarmos numa sala de aula em uma comunidade ribeirinha, encontraremos ali crianças de 5, 6, 7, 8 ,9 anos, todas sob os cuidados de uma única professora. Tem merenda? Então hoje vai ter aula! Não tem merenda? Tá todo mundo dispensado! Não é raro os professores se ausentarem por uma semana inteira, às vezes mais, para resolver problemas particulares na cidade. Não é raro o município deixar de dar o combustível para o barqueiro levar as crianças de uma comunidade a outra. Como resultado, vemos crianças que passam mais tempo sem nada pra fazer, ou acabam indo pra roça trabalhar com os pais.

 

Há alguns anos atrás, começamos a sonhar em dar às crianças que vivem em regiões isoladas, uma oportunidade de estudar em uma escola melhor. Parecia algo impossível, mas o desejo era tão grande, que Deus começou a abrir as portas. Pessoas começaram a se apaixonar pelo projeto, as doações começaram a chegar e o sonho começou a se tornar realidade.

O local escolhido foi a comunidade Nova Jerusalém. O projeto dessa escola, que fica distante da capital Manaus mais ou menos 30 horas de barco, está dividido em etapas. Nesse primeiro momento, ela está funcionando com 2 salas de aula, atendendo as crianças das comunidades Nova Jerusalém e São Bento.

Inauguração

A escola foi inaugurada em julho de 2016, e as professoras voluntárias dão aulas para crianças de primeira a quinta série. No ano de 2017, serão iniciadas também classes para sexta e sétima séries. No momento, temos 2 salas de aula construídas e 2 casas para voluntários. Estamos começando pequeno, mas queremos crescer e poder oferecer às crianças dessa região um ensino que poderá transformar a vida delas. Veja no vídeo abaixo o projeto completo da escola.

 

Envolva-se

Além do ensino formal de qualidade, queremos dar a essas crianças aulas de música, informática, inglês e espanhol. Isso será possível somente com o envolvimento de voluntários que se disponibilizem a dedicar-se a esse projeto por um período de sua vida. Se você é professor(a), sabe tocar um instrumento ou quer ensinar uma nova língua em uma comunidade no interior da selva amazônica, entre em contato conosco pelo email etam@adra.org.br. Sabemos que nem todos tem a disponibilidade de ir para um lugar tão longe, mas você pode participar desse projeto também através de suas doações. Que Deus lhe abençoe.