Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Hortolândia

O Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Hortolândia – também conhecido como Núcleo Vinde a Mim – atende a uma população oriunda de uma antiga ocupação sem terra. Pela proximidade geográfica com o Complexo Penitenciário Estadual Ataliba Nogueira, é possível notar uma população fragilizada pela violência e vulnerabilidade social.

nucleohortolandiaO núcleo atende crianças e adolescentes filhos dos presidiários e egressos do presídio, e em outros contextos de vulnerabilidade social, exposição à violência, ou até portadores de necessidades especiais. Estes são, muitas vezes, moradores de área de risco social e ambiental.

Mensalmente, mais de 200 crianças, adolescentes e jovens recebem ali a oportunidade de conhecimento de outros universos. De forma a explorar seu potencial, garantir direitos assegurados e desenvolver seu senso crítico.

Atividades Desenvolvidas:

Oficina de cidadania com recursos da informática: As atividades são alicerçadas na metodologia “Paulo Freiriana” de inclusão social para a transformação de realidade comunitária.

roboticaIntegração familiar: Atividade desenvolvida semanalmente e mensalmente com a participação das mães e jovens das famílias.

Cozinha Pedagógica: Atividade realizada mensalmente para os pais ou irmãos mais velhos dos atendidos.

Oficina de leitura: Esta oficina se desenvolve através de participação em diversas atividades como clube de leitura, pesquisa na internet, jogos pedagógicos, utilização de biblioteca, exercícios de redação, leitura de texto infanto-juvenil e interpretação.

Robótica: Através do material didático da Lego, são desenvolvidos o apreço por criar objetos de utilidade com recurso da robótica.

Oficina de esporte e lazer: Está dividida em diferentes atividades físicas, como Iniciação desportiva; Educação física infantil; Ludoterapia cívica; Psicomotrocidade; Ginástica esportiva.

adrahortolandiaOficina de artesanato: Conhecimento de técnicas para a realização de trabalhos de pintura, bordados, macramê, biscuit e outros.

Oficina de Artes Plásticas: Têm como objetivo a apreciação artística, desenvolvimento de criatividade, combinado de cores, criatividade e expressão.

Educação Sócio ambiental: Atividades internas e externas onde os 220 atendidos participam de ações de reconhecimento de fauna e flora regional.

Musicalização e Canto coral

AJUDE A MANTER ESTE PROJETO

Os Núcleos ADRA de Desenvolvimento são mantidos através do suporte financeiro da mantenedora Igreja Adventista do Sétimo Dia e doações de pessoas como você. Nos ajude a transformar vidas, faça sua doação!