Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Rio Claro

Mesmo no interior do estado de São Paulo, muitas crianças e adolescentes têm seus direitos violados devido à precariedade econômica e social da realidade na qual estão inseridos. Neste sentido, muitas se tornam responsáveis pelos cuidados da casa, dos irmãos mais novos e acabam não tendo tempo de brincar, estudar, se desenvolver e ter seus direitos garantidos.

Neste contexto está inserido, desde 1999, o Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Rio Claro. Atualmente desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários com meta de atendimento a 175 crianças e adolescentes. Possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, através de oficinas interativas e de apoio psicossocial e sócio familiar.

O Serviço é voltado às crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de ambos os sexos, residentes nos bairros Bonsucesso, Bom Retiro e Jardim Novo Wenzel, em situações de risco e vulnerabilidades social.

.

Atividades desenvolvidas: 

Artesanato: uso dos diferentes tipos de materiais: papéis, tecidos, sucatas, agulha, linhas, cola, tintas, pincéis, etc.

Oficinas de esporte: Aprender técnicas do Vôlei e Basquete.

Oficina de Música: Musicalização e estímulo ao conhecimento de Instrumentos musicais

Atividades Lúdicas: Desenvolve o hábito da leitura e pesquisa com atividades lúdicas.

Laboratório de Informática: Focado na inclusão digital, prepara os usuários para inserção no mercado de trabalho, na condição de aprendiz.

Atividade de Horticultura: Desperta habilidades para a prática de horticultura, boa alimentação e preservação do meio ambiente.

Oficina de vídeo: Oferece capacitação e desenvolvimento compatíveis com a tecnologia disponível através de vídeos, filmes educativos, documentários palestras para usuários e seus familiares.

Atividade Cultural: despertar o gosto por artes diversas, descobrir novos talentos, interação social e desenvolver a criatividade.

Atividade psicossocial: Atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias em situação individual, encaminhamentos para rede de serviços, reuniões de pais e atividades socioeducativas, visando o fortalecimento de vínculos.

Oficina de Artes: Desenvolver coordenação motora, habilidades e criatividade artesanais, visando capacitação para futura geração de renda, usando os diferentes tipos de materiais: papéis, tecidos, sucatas, agulha, linhas, cola, tintas, pincéis, etc.

Grupo de Convivência: Realizado para as famílias dos usuários e comunidade, com o objetivo de ensinar artes manuais para geração de renda e fortalecimento de vinculo comunitário.

Ajude a manter este projeto

Os Núcleos ADRA de Desenvolvimento são mantidos através do suporte financeiro da mantenedora Igreja Adventista do Sétimo Dia e doações de pessoas como você. Nos ajude a transformar vidas, faça sua doação!