Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Presidente Prudente

Com o objetivo de desenvolver, reabilitar e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes vulneráveis, o Núcleo ADRA de Desenvolvimento de Presidente Prudente atua no município desde 2003. Está localizado em uma região periférica da cidade, onde os desafios sociais são crescentes.

Os serviços do núcleo são voltados para crianças e adolescentes de 9 à 17 anos em situação de risco. Propondo integrá-los à sociedade e empodera-los para o exercício da cidadania, prestando-lhes atendimento sócio educativo no período complementar à escola. Atualmente, são atendidas 69 crianças e adolescentes no local.

Atividades desenvolvidas:

Artes Cênicas: As crianças e adolescentes têm acesso às diferentes linguagens da Arte: Música, Teatro e Movimento. Eles trabalham em grupos, realizando exercícios nas suas mais variadas formas (vocal, corporal, integração, etc.), proporcionando o conhecimento crítico das diferentes manifestações populares e artísticas. Através das aulas, resgatam importantes valores. Vivenciando histórias, cantando músicas, dramatizando com o objetivo de desenvolver não só o aspecto físico, mas também a postura, ritmo, coordenação motora, e, principalmente, os aspectos intelectual e emocional.

Ginástica olímpica: Através das aulas de ginástica rítmica/olímpica as crianças e adolescentes exercitam o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade, força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle.

Dança: A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

presidenteprudenteMusicalização – Coral: A oficina proporciona ao teatro a musicalidade, já que a produção de música não está somente presente na sonoplastia, mas também nos sons, silêncios e ruídos produzidos pelos atores em cena e por outros elementos como cenário, figurino, para a realização de “Musicais” – Espetáculos de Teatros em que ocorrem apresentações de música, dança e canto coral.

Violão: Proporciona o acesso à música através do ensino deste instrumento.

Percussão: Brincando com percussão corporal e instrumental, as crianças e adolescentes vivenciam a música de forma orgânica e divertida enquanto aprendem, efetivamente, a tocar os ritmos brasileiros.

Oficina de vivência – Psicossocial: É uma oficina que se utiliza da informação e da reflexão. Esta característica lhe confere uma dimensão pedagógica, que possibilita e incentiva o processo de aprendizagem a partir de experiências e de acordo com a demanda propiciando o trabalho com significados afetivos e com a vivência.

Oficina de Empodere-se e Liberte-se!: Através de oficina semanal as crianças e adolescentes têm a oportunidade de refletir sobre conceitos e possibilidades estratégicas para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para vida pessoal e profissional.

Oficina de Informática: Inclui as crianças e adolescentes no universo digital através de aulas com nível avançado, adquirindo habilidades e competências necessárias para futura inserção no Mercado de Trabalho.

Oficina de Esportes: São desenvolvidas várias modalidades esportivas.

Espaço Cultural: Nos horários alternativos e intervalos das oficinas, os adolescentes acomodam-se num ambiente aconchegante e confortável, tendo acesso a equipamentos multimídia; livros; internet, com supervisão de Educador Social.

Reuniões e workshops: São realizadas reuniões com as famílias das crianças e adolescentes, cujo convite é estendido à comunidade sobre assuntos relacionados aos seus filhos e a superação de suas dificuldades de agir. São convidados profissionais para ministrarem palestras diversas que possibilitam aos envolvidos outros modos de pensar e atuar.

Ajude a manter este projeto

Os Núcleos ADRA de Desenvolvimento são mantidos através do suporte financeiro da mantenedora Igreja Adventista do Sétimo Dia e doações de pessoas como você. Nos ajude a transformar vidas, faça sua doação!