Projeto AMA – RJ

AMA – Apoio a Mães Adolescentes

O inicio cada vez mais precoce de uma vida sexual ativa entre os(as) adolescentes brasileiros(as), agregado ao fato de que por vezes esta é realizada de uma forma desprotegida, donde cerca de metade dos(as) adolescentes que mantém ou já mantiveram relação sexual não usam preservativos ou não usam sempre, coloca-os(as) expostos(as) ao risco de uma gravidez indesejada ou de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), incluindo o HIV/AIDS.

ama rioEste contexto se vê ainda mais agravado pelo fator pobreza, que representa a situação econômica de praticamente todas as famílias de baixa renda da Comunidade do Jacarezinho, na Cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Na Cidade do Rio de Janeiro em 2013, 16,8% das crianças que nasceram  eram de mães adolescentes, o que representa 1 a cada 5nascidos vivos. (Fonte: Ministério da Saúde – DATASUS)

AMA_RJFrente ao exposto anteriormente, ADRA desenvolveu esta proposta, intitulada AMA – Apoio a Mães Adolescentes, para ser implementado com alunos (as) das Escolas Públicas da Comunidade do Jacarezinho na cidade do Rio de Janeiro, no estado RJ, para uma população de 100 adolescentes de 12 a 19 anos gravidas/mães  e orientação sobre sexualidade para 1.000 alunos entre 10 a 19 anos com o fim de melhorar a qualidade de vida das mesmas, viabilizando meios através dos quais possam exercer seus direitos sexuais e reprodutivos com responsabilidade, dando atenção na prevenção das DST e gravidez precoce, assim como apoio nos casos de gravidez quando esta já esta consumada.

Objetivo Geral: Adolescentes gestantes/mães em situação de risco social preparadas para a maternidade e para dar continuidade aos seus planos de vida no que concerne aos estudos e oportunidades profissionais futuras.

Objetivos Específicos:

OE 1 – Adolescentes gestantes/mães/pais capacitados com respeito às responsabilidades da maternidade e paternidade desde o momento do início da gravidez até os cuidados pós-natais e com o bebê.

OE 2 – Pais ou responsáveis de adolescentes participantes do projeto orientados quanto às relações entre pais e filhas adolescentes gestantes/mães de forma a encarar a maternidade como um momento de crescimento e desenvolvimento familiar.

OE 3 – Adolescentes gestantes/mães matriculadas nas escolas.

OE 4 – Adolescentes gestantes/mães participam dos cursos de geração de renda de forma regular.