Comunidade Mais Saudável

2

O projeto realizado em Natal- RN tem beneficiado diversas famílias

O projeto Comunidade Mais Saudável, tem o objetivo de trabalhar na prevenção de algumas doenças, tais como diabetes e hipertensão arterial, bem como estimular a população a praticar atividades físicas, ensinar receitas saudáveis e trabalhar na socialização dos participantes, melhorando a autoestima dos mesmos

Segundo a Organização Mundial de Saúde a diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.

 

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:

  • 1. Obesidade
  • 2. Ingestão de açúcar e gordura em excesso
  • 3. Sedentarismo
  • 4. História familiar e herança genética
  • 5. Idade
  • 6. Estresse
  • 7. Alcoolismo

A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

Para quem tem o diagnóstico de Diabetes, a prevenção também é um fator importante para o controlo da doença e para uma maior qualidade de vida.

No caso da hipertensão arterial, ela apresenta uma incidência muita alta na população mundial, estando relacionada a diversos fatores: genéticos, ambientais e psicológicos. No Brasil representa uma das maiores causas de morbidade cardiovascular, estando diretamente relacionada a eventos cerebrovasculares (derrames cerebrais), coronariopatias (infarto) e mortes. A possibilidade do acontecimento dessas doenças aumenta progressivamente quando os níveis de pressão arterial estão elevados.

5

Voluntários da área de saúde realizam exercícios com os participantes

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que os hipertensos façam uma atividade física regular, após prévia avaliação médica. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões que podem varia de 30 a 60 minutos, devendo manter-se a frequência cardíaca entre 60 e 80% da frequência cardíaca máxima (FCM).

Frente a essa situação a ADRA Brasil, Regional do Rio Grande do Norte, realiza o projeto comunidade mais saudável, que traz para a população, exames de glicose, verificação de pressão arterial, orientação na alimentação saudável, consultas médicas e incentiva a prática de atividades físicas, melhorando assim a qualidade de vida da comunidade.

Contamos com um grupo de voluntários, entre esses, temos a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, Psicólogos, Educador físico, e estudantes. O projeto é realizado no bairro : Cidade da Esperança em Natal – RN. Todas as quintas feiras das 5h30 às 07h30 da manhã. Local praça Aluísio Alves.
Contribua conosco fazendo a sua doação pelo nosso site e ajude-nos a transformar vidas.

1

Todas as quintas-feiras a partir das 5:30 da manhã o projeto Comunidade Mais Saudável tem inicio