Projeto Luzeiro

A primeira lancha Luzeiro foi inaugurada em Julho de 1931 pelo casal Leo e Jessie Halliwell, com o objetivo de levar educação sanitária e assistência médica e odontológica gratuita às populações ribeirinhas carentes do Amazonas. Várias outras lanchas Luzeiro foram construídas ao longo dos últimos 80 anos, atendendo as populações carentes ao longo dos inúmeros rios da Amazônia. Durante estes 80 anos, milhares de pessoas foram diretamente beneficiadas pelo apoio prestado pelas lanchas. Em muitos casos, esta foi a única maneira destas pessoas receberem algum atendimento médico e odontológico.

 

 

Na Amazônia, um dos principais desafios, são as distâncias. Uma viagem, que de avião levaria 3 ou 4 horas, pode levar semanas de barco. O povo ribeirinho sofre com a falta de atenção básica, principalmente nas áreas de saúde e educação. E é justamente na área da saúde que o foco projeto Luzeiro está.  Hoje, contamos com 3 lanchas, 2 postos de atendimento, alguns profissionais de saúde e muitos voluntários. As lanchas Luzeiro XXVI e XXVII, estão equipadas para fazer atendimento médico e odontológico em comunidades ribeirinhas localizadas em áreas em que a população local, convive com a dificuldade de acesso às cidades. Recebemos médicos, enfermeiros e dentistas, que dedicam suas férias, ou alguns anos de suas vidas, para levar não somente cura, mas também amor a esse povo tão simpático que vive à beira dos rios amazonenses.

 

 

Enquanto as lanchas funcionam como um consultório ambulante, nossos 2 postos de saúde funcionam como bases permanentes de ajuda nas regiões de Barreirinha e Manacapuru, sendo uma grande bênção para os moradores que tem acesso a esses locais. Trabalhando em parceria com as prefeituras locais, nossos postos de saúde são referência para os ribeirinhos, já que ali eles podem encontrar profissionais de saúde capacitados, medicamentos e lanchas rápidas para transporte de doentes e feridos.

A Amazônia é gigantesca e a dificuldade de locomoção é imensa. Tendo isso em vista, começamos a sonhar há algum tempo atrás, com um avião anfíbio. E esse sonho está cada vez mais próximo. Em parceria com a AWA (Adventist World Aviation), iremos trazer em 2017 um avião, que está no momento passando por uma reforma, para o projeto. Os custos para esta reforma são altos, mas estamos avançando pela fé, crendo que Deus vai continuar levantando pessoas dispostas a tornar esse sonho realidade.

 

 

Convidamos você a ser um voluntário do Projeto Luzeiro. Se você é médico, dentista, enfermeiro, ou trabalha na área da saúde, entre em contato conosco pelo email secretaria.am@adra.org.br. Não seria legal passar suas férias dentro de uma Luzeiro?