Projeto PRÓ VIDA – Comunidade Terapêutica

Pró-Vida: Trata a dependência química através de mudança no estilo de vida

Pró-Vida: Trata a dependência química através de mudança no estilo de vida

O projeto Comunidade Terapêutica Pró-Vida está instalado em uma área verde e exuberante na cidade de Cachoeira, interior da Bahia. O Pró Vida foi estabelecida para o tratamento de dependentes químicos. O espaço pretende oferecer um tratamento especializado e multidisciplinar baseado em atividades terapêuticas, educacionais e profissionalizantes, integrando todas as características essenciais de uma comunidade terapêutica.

A Comunidade Terapêutica é uma abordagem participativa que objetiva tratar a dependência química através de mudança no estilo de vida, entendendo o uso abusivo como sintoma de um desajuste psicológico e social da pessoa. O método empregado para o tratamento decorre de um trabalho multidisciplinar em regime de internação de no mínimo nove meses e um máximo de 18 meses, dependendo das necessidades de cada individuo.

O residente passa por varias fases no processo de tratamento. Em cada etapa, através de atividades terapêuticas que motivam mudanças de comportamento, ele trabalha suas questões individuais e aprende novas maneiras de expressar. Na ultima etapa, a da reinserção social, o residente começa a estruturar para sair do centro. Com atividades profissionalizantes ele é estimulado a elaborar seu projeto de vida fora do centro.

O projeto Comunidade Terapêutica Pró–Vida se mantém em grande parte através de doações de pessoas físicas e de empresas privadas. Ajude!