SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

O Projeto funciona em Pouso Alegre – MG e conta com duas casas para acolhimento

3A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA Brasil executa o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes de 0 a 18 anos de idade (anterior CREM) desde outubro/2017 em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre (MG), onde é subsidiado pela ADRA as despesas mensais e a administração das casas.

Os acolhidos foram afastados do convívio familiar por meio da medida protetiva de acolhimento institucional (ECA, Art. 101, inciso VIII), em função de abandono, negligência, risco social, entre outros motivos, cujas famílias ou responsáveis encontram-se impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

No local, as crianças e adolescentes são acompanhados por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. Além da moradia, os acolhidos recebem assistência educacional, médica e participam de cursos e atividades de lazer, sendo viabilizado o retorno das crianças e adolescentes ao lar de origem, desde que a família comprove que restabeleceram a capacidade do cuidado.

 

1Atividades realizadas

Além da moradia, os acolhidos participam de atividades com voluntários que envolvem “cuidado com a beleza”, ensino religioso, horta suspensa, comemoração de datas especiais (aniversário, dia das crianças, natal, pascoa, entre outras) e brincadeiras. Participando também, do Programa de Apadrinhamento Afetivo que visa proporcionar à criança e ao adolescente em situação de acolhimento institucional com remota possibilidade de reinserção familiar ou colocação em família adotiva, vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro, assim como ampliar a oportunidade de relações individualizadas e duradouras.

Planejamento de Melhorias

A ADRA Brasil – Regional Minas Gerais está capitando recursos para auxiliar nas despesas mensais das duas casas e para realizar ações especificar:

  • Adquirir computadores para proporcionar salas de informática nas duas casas que acolhem crianças e adolescentes;
  • Adquirir móveis e utensílios domésticos (beliche, colchão de solteiro, ventilador, rádio, mesa para cozinha, geladeira, guarda-roupa, máquina de lavar roupas, arquivo para escritório, batedeira, liquidificador, bebedouro de água).

 

2

Coordenadora de Projetos: Priscila Brianezi Modesto

      E-mail:adra.coordenacaopa@gmail.com

O projeto mantém 02 (duas) casas e possui a capacidade de acolher até 40 (quarenta) crianças e adolescentes, segue abaixo os dados das instituições:

  • SAICA 1 – Crianças de 0 a 12 anos

Coordenadora: Luciana de Souza Eduardo Guimarães

Endereço: Rua Alfredo Eneas Baganha, 1000, Arvore Grande, Pouso Alegre – MG

Telefone para contato: (35) 3422 7354

 

  • SAICA 2 – Adolescentes (meninas) de 12 a 18 anos incompletos

Coordenadora: Karine Aparecida Chagas Souza

Endereço: Rua Isidoro Silva Cobra, 172, Nova Pouso Alegre, Pouso Alegre – MG

     Telefone para contato: (35) 422 7090