Respostas à emergências ADRA Brasil

Ocasionadas por diversos fatores, as crises humanitárias têm levado milhares de pessoas ao redor do mundo a enfrentarem situações de emergências que as colocam em risco diariamente.

Segundo um relatório do  Internacional Rescue Committee – Emergency Wachlist  cerca de 340 milhões de pessoas vivem em crises humanitárias. Desse total, cerca de 90%, estão em 20 países do mundo que o relatório lista como os países que mais necessitam de esforços para enfrentar as crises que os colocam nessa lista.

Mas o que seria uma crise humanitária? De acordo com as definições da ONU, uma crise humanitária é um risco que a população enfrenta que pode ser classificada em três áreas:

  1. Desastres naturais: terremotos, inundações, tempestades e erupções vulcânicas;
  2. Desastres provocados pelo homem: conflitos, acidentes de avião e trem, incêndios e acidentes industriais;
  3. Emergências complexas: quando os efeitos de uma série de eventos ou fatores impedem que uma comunidade acesse suas necessidades básicas, como água, comida, abrigo, segurança ou assistência médica.

Países como Somália, Etiópia, Ucrânia, Síria, Iêmen estão na lista do relatório que trás detalhes sobre os desafios enfrentados por cada um deles. Por exemplo, no topo da lista está o Somália, que enfrenta a crise alimentar; seguida pela Etiópia que sofre com a seca e conflitos.

Aqui no Brasil, em 2023, milhares de pessoas já passaram por crises humanitárias que exigiram uma resposta rápida para que a dor e o sofrimento que enfrentaram fossem amenizados. Essa ação rápida que a ADRA Brasil realiza é chamada de Resposta à emergência e atende vítimas de desastres naturais: chuvas, vendaval, seca, outros; e emergências causadas pela ação do homem. Após uma avaliação do ocorrido, junto as autoridades, é feito um levantamento que identifica as necessidades e para verificar como será a prestação de socorro às vítimas e quais parcerias serão firmadas para obter recursos necessários.Emergência

A resposta da ADRA vai de encontro a maior necessidade que as pessoas afetadas tenham naquele momento, o que pode variar em cada emergência e podemos destacar a higienização de roupas, por meio da Carreta Solidária, entrega de refeições quentes, doação de kits de higiene e limpeza, que é extremamente necessário em casa de desastres naturais, atendimento psicossocial, dentre outras possíveis necessidades.

Até agosto, a ADRA já fez 19 respostas à emergências em 9 estados brasileiros, totalizando 44.488 pessoas atendidas e um investimento de R$ 1.711,361,80 na prestação de ajuda humanitária as vítimas.

Em janeiro, inúmeras cidades foram atingidas por fortes chuvas que levaram a centenas de famílias a deixarem seus lares. Na ocasião, em parceria com a Regional da ADRA na Bahia e a USAID – Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro que doou 300 cestas básicas. (Colocar link). Além disso, A Agência Adventista também atendeu 860 famílias através da entrega de um cartão alimentação no valor de R$ 227,00 cada.

    Em fevereiro os esforços da ADRA Brasil foram para atender a Emergência Yanomani no Norte do Brasil. Por meio de parcerias e doações vindas de uma campanha nacional nas redes sociais, foi possível comprar bebedouros e redes para ajudar amenizar a crise humanitária que atingiu os Yanomamis. Além disso, junto com o UNICEF, a regional da ADRA em Roraima passou a desenvolver atividades na Casa do Índio Yanomami – CASAI-Y, nas áreas de nutrição, saneamento, higiene e água para garantir mais qualidade de vida a esses indígenas.

Ainda em fevereiro, a ADRA também atendeu o município de São Sebastião que sofreu com as fortes chuvas e causou deslizamentos, alagamento e bloqueio de estradas. Cerca de 640 famílias receberam diversos tipos de atendimento como Kits de higiene, de limpeza, kits para atendimentos a bebês e idosos, doação de colchoes e outras ações.

Em julho, o estado de Alagoas sofreu com o volume inesperado de chuva e muitas cidades foram colocadas em estado de emergência pela defesa civil. Com isso, por meio de uma campanha nacional de doação, foram levantados recursos que foram usados para atender a centenas de famílias com doação de alimentos, roupas, kits de higiene e outros itens.

Várias outras emergências foram atendidas pela ADRA Brasil e abaixo é possível ver como os recursos para essas respostas foram obtidos:

 


GALERIA DE FOTOS

Emergência 2023

SOS Bahia

Emergência 2023

SOS São Paulo

Emergência - Carreta Solidária

Entrega de refeição quente

Emergência 2023

SOS Manaus

Emergências 2023

Lavagem de roupas

 

 

 

Emergências

SOS SUL

Emergências

Carreta Solidária

 

Emergências

SOS Maranhão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja aqui todas as repostas à emergência de Janeiro a Agosto:


 

Bahia: ADRA auxilia vítimas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia

Rio Grande do Sul: Carreta solidária da ADRA auxilia vítimas de ciclone no Rio Grande do Sul

Emergência Yanomami: ADRA leva auxílio a povo Yanomami

São Paulo: ADRA lança campanha e mobiliza Carreta Solidária para ajudar vítimas do temporal no Litoral de São Paulo

Rio de Janeiro: Carreta Solidária retorna à região Serrana do RJ para ajudar comunidades afetadas por tragédia

Manaus: ADRA distribuirá ajuda humanitária para vítimas de enchentes em Manaus

Maranhão: Enchentes e chuvas fortes no Maranhão deixam famílias desabrigadas

Acre: ADRA presta assistência em diversas emergências no Brasil

Alagoas: ADRA lança campanha de ajuda para famílias atingidas por enchentes em Alagoas

Santa Catarina: ADRA atua em resposta à devastação causada pela chuva de granizo em Caxambu do Sul, SC

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros