Programação alerta colaboradores da ADRA sobre a importância do Outubro Rosa

 em Espírito Santo

Um culto realizado na manhã desta quinta-feira (01) marcou para os colaboradores da ADRA no Espírito Santo o início do mês rosa. A campanha interna está sendo promovida para ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para contar sua experiência de vida e compartilhar um pouco da história de superação dentro deste cenário, esteve presente na Sede Administrativa da ADRA, a Secretária de Assistência Social do Município de Vitória, Iohana Kroehling.

Em uma entrevista bate-bola, Iohana contou como descobriu o tumor em sua mama em 2019, e ressaltou que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. No seu caso foi descoberto um nódulo precocemente ao realizar um exame periódico anual.

“É muito importante realizar exames periodicamente. A médica me disse que o que me salvou foi termos descoberto cedo, e com isso conseguiram realizar a cirurgia com a remoção do nódulo sem precisar retirar a mama”, conta Kroehling.

O diagnóstico precoce é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama, pois quando identificado cedo ele pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

Para dar seguimento a programação e mobilização dos colaboradores, o Diretor Regional, Pr. Clairton de Oliveira, destacou a importância da conscientização não só das mulheres, mas também dos homens. Além de apoiarem as mulheres que fazem parte de suas vidas, os homens também possuem a necessidade de tomarem os devidos cuidados, pois podem ser vítimas do câncer de mama.

“Nesse ano de 2020 o tema do outubro rosa é “Quanto antes Melhor”. Segundo o Instituto Nacional do câncer, de 2020 a 2022 mais de 66 mil casos por ano estão previstos. Ter um estilo de vida saudável e atividades físicas reduzem em até 28% a incidência. Prevenir e se antecipar é necessário, por isso “quanto antes melhor”, pois quem ama cuida. Cuidar da saúde e do corpo, começa pela prevenção”, salienta o Pr. Clairton de Oliveira.

 

Sobre o Outubro Rosa

Criada no ano de 1990, a campanha do Outubro Rosa tem sido realizada mundialmente com a intenção de incentivar a participação da população no controle do câncer de mama, alertando sobre o diagnóstico precoce. Essa mobilização global também visa a disseminação de dados preventivos frisando a importância de olhar com atenção para a saúde física, além de lutar pelos direitos no atendimento médico necessário e o suporte emocional, assegurando uma qualidade quanto ao tratamento indispensável.

Várias empresas e instituições abordam este tema com o objetivos de encorajar as mulheres para realizarem os exames preventivos. Estas iniciativas no meio corporativo têm sido fundamentais para a prevenção do câncer, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O nome da campanha, “Outubro Rosa”, se dá pelo fato do laço que leva a cor rosa, e este símbolo pode ser conhecido em toda a parte do mundo. Este símbolo, utilizado anualmente, tem unido empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

 

Chrissye Bettoni

Postagens Recentes