Versão 01.2021
Entrada em vigor: 01/06/2021



1. Sobre esta política de privacidade

Esta política de privacidade define como ADRA-Brasil coleta, usa e armazena dados pessoais através de programas e serviços ofertados e também através do site: https://www.adra.org.br e foi elaborada incluindo as diretrizes nacionais relacionadas, como o Marco Civil da Internet, a Lei de Acesso à Informação, Lei de Proteção de Dados Pessoais, além de outras legislações que regulam a atividade desenvolvida pela ADRA e suas obrigações perante o poder público.

A fim de facilitar a compreensão, utilizamos os pronomes “nós” ou “nos” para fazer referência à ADRA no Brasil.
A CONTROLADORA dos dados é a ADRA Brasil CNPJ 01.467.063/0001-15 sito à SGAS 611, Conjunto C, Parte D, Asa Sul, Brasília.

2. Quando coletamos informações sobre você?

Nós coletamos informações:
– quando você as fornece a nós diretamente;
– quando você as fornece a nós indiretamente;
– quando você as fornece a nós através das redes sociais;
– quando você usa nossos websites ou aplicativos, através de cookies.
– quando você for beneficiário de algum programa inclusivo ou assistencial desenvolvido diretamente pela ADRA ou em parceria com o poder público.
 
DIRETAMENTE
Você nos fornece informações pessoais quando: se torna um doador, independente da forma ou regularidade das doações (mensal ou única, através do site, call-center, ação nas ruas, mala-direta, pagamento de boleto entre outras possibilidades), se inscreve para um de nossos eventos, se comunica conosco, se inscreve em boletins informativos (newsletter) por e-mail e deixa um comentário em nossas redes sociais.
Também coletamos suas informações quando você se inscreve como beneficiário em algum programa social desenvolvido por nós diretamente ou em parceria com o poder público.
INDIRETAMENTE
Podemos receber suas informações pessoais por meio de organizações ou plataformas de captação de recursos, quando você afirma estar apoiando a ADRA, mas sempre com o seu consentimento. Por favor, verifique as políticas de privacidade de cada empresa sempre que você fornecer seus dados a terceiros.
Podemos obter suas informações pessoais por meio de outras organizações, desde que estas assegurem que os dados foram obtidos mediante autorização prévia. Por favor, verifique as políticas de privacidade de cada empresa sempre que você fornecer seus dados.

REDES SOCIAIS
Podemos obter informações sobre você a partir de suas contas ou serviços de mídia social. Podemos fazer isso se você tiver definido as configurações da sua conta para nos dar permissão. Por favor, verifique suas configurações e as políticas de privacidade da rede social para obter mais detalhes.
 
3. Quais informações coletamos?
Se você entrar em contato conosco, nós podemos coletar o seu nome, e-mail, data de nascimento, sexo e número de telefone fixo ou celular ou endereço (geo localização).
Quando você se torna um doador da ADRA precisaremos coletar seu CPF, dados bancários ou de cartão de crédito e a sua data de nascimento, para confirmar que você tem mais de 18 anos.

4. Como usamos suas informações?
Como regra geral, os seus dados pessoais não serão utilizados para qualquer outra finalidade que não aquela para a qual eles foram voluntariamente fornecidos a nós. Seus dados pessoais são compartilhados ou transferidos a terceiros se tal transferência ou compartilhamento for autorizado por você ou se for necessário para atingir as finalidades para as quais você os forneceu a nós.

Isso significa que podemos compartilhar seus dados pessoais com provedores de serviços que nos ajudam a cumprir nossos objetivos. Por exemplo, registrando-se em nossa newsletter, você consente que seus dados pessoais (nome e e-mail) sejam processados ​​com a finalidade de te enviar e-mails. A geo localização do beneficiário é solicitada para que o voluntário possa indicar os locais de suporte. Os dados pessoais também podem ser compartilhados com terceiros quando exigido por lei ou por uma ordem judicial.

Nós usamos seus dados para:
– lidar com suas dúvidas e solicitações;
– processar e reconhecer suas doações;
– manter um registro de seu relacionamento conosco;
– enviar atualizações, marketing e comunicações da ADRA;
– entender como podemos melhorar nossos serviços e informações;
– analisar nossa atividade de captação de recursos;
– melhorar sua navegação na aplicação.
 
Como usamos seus dados depende do porquê você os está fornecendo a nós:

FORMULÁRIOS ONLINE E FEEDBACK
Usaremos suas informações pessoais para responder às suas perguntas, solicitações ou registrar você em eventos.
 
PESQUISAS
Utilizamos pesquisas para entender quem visita nossos sites e como eles são usados, ajudando-nos a criar um conteúdo melhor para você e a tornar nossos sites mais fáceis de serem usados.
Podemos pedir seu endereço de e-mail se você estiver feliz em participar de futuras pesquisas ou testes. Só usaremos isso para pedir que você nos ajude com esses tipos de solicitações.
 

DOAÇÕES
Usamos suas informações para processar e manter um registro de suas doações, de acordo com a legislação sobre retenção de dados.
 
MARKETING DIRETO
Usamos ações de marketing direto (voltadas e customizadas para você) para informar a você o que a ADRA está fazendo e como o seu apoio faz a diferença. Podemos usá-lo para pedir sua ajuda para captar mais recursos ou para outro tipo de apoio.
Nós lhe enviaremos marketing direto por correio, a menos que você indique que não quer receber nossos contatos dessa maneira. Enviamos essas comunicações com seu consentimento e se você mudar de ideia, poderá solicitar o cancelamento.
Também lhe enviaremos marketing direto por e-mail, SMS e telefone, se você consentir em receber nossos contatos dessa maneira.
No rodapé de cada e-mail, há maneiras de desativar ou atualizar suas preferenciais em nosso marketing direto. Você pode optar por sair a qualquer momento. 

REDES SOCIAIS
Podemos usar informações públicas disponíveis no seu perfil para direcionar postagens específicas que possam lhe interessar. Nunca solicitaremos informações pessoais ou confidenciais por meio de nossas redes sociais. Podemos repassar ou compartilhar suas postagens em mídias sociais se forem relacionadas à ADRA e ao nosso trabalho. Podemos responder a perguntas, consultas ou comentários deixados em nossos canais de mídia social e, por fim, podemos usar informações encontradas em seu perfil para nos ajudar a respondê-las.
Verifique suas contas de mídia social se quiser alterar as informações que você tornou públicas e configure os níveis de privacidade conforme sua preferência.

5. Quem tem acesso aos seus dados?
PROFISSIONAIS TREINADOS
Sua informação apenas fica acessível para profissionais treinados. Como regra geral, seus dados pessoais só serão acessíveis na medida em que isso for necessário para cumprir o propósito para o qual foram coletados. Por exemplo, os dados que você fornece para doações estarão acessíveis ao nosso departamento de doações, à nossa equipe de captação de recursos e marketing e aos prestadores de serviços que forem contratados especificamente para este propósito, se for necessário para processar sua doação.

OPERADORES DE DADOS
Usamos outras empresas para nos ajudar a gerenciar e realizar atividades em nosso nome, mas antes, temos rigoroso critério de contratação e auditoria. 
Nós operamos globalmente e podemos ter a necessidade de transferir dados de profissionais que trabalham em projetos internacionais a países fora do Brasil. Caso o país para o qual os dados são transferidos não forneça um nível adequado de proteção, nos certificamos de implementar medidas técnicas e organizacionais para proteger seus dados.
6. Como mantemos suas informações seguras?
Usamos medidas e precauções técnicas e organizacionais adequadas para proteger seus dados pessoais e evitar a perda, o uso indevido ou a alteração de seus dados pessoais. Como nenhum sistema é 100% seguro, em caso de incidente de violação de dados pessoais, comunicaremos a você imediatamente.

7. Por quanto tempo guardamos suas informações?

Mantemos suas informações durante o tempo necessário segundo as finalidades definidas acima. Por exemplo, e como regra geral, mantemos seu e-mail com o objetivo de enviar um boletim informativo (newsletter) até você cancelar sua inscrição. Se você pedir para não receber mais nenhum contato nosso, manteremos apenas as informações básicas sobre você em nossa lista de supressão (inativa) para evitar o envio de materiais indesejados no futuro. 

8. Nossa base legal para o processamento de dados pessoais
As organizações precisam de uma base legal para coletar e usar dados pessoais sob a(s) lei(s) de proteção de dados. A(s) lei(s) permite(m) seis maneiras de processar dados pessoais (e formas adicionais de dados pessoais sensíveis). Três delas são relevantes para os tipos de processamento realizados pela ADRA:
– Consentimento de uma pessoa (por exemplo, para lhe enviar marketing direto por e-mail ou SMS);
– Processamento necessário para o cumprimento de uma obrigação legal (por exemplo, para processar declarações de grandes doações ou benesses); e
– Nossos interesses legítimos (por favor, leia abaixo para mais informações).
 
Nossos interesses legítimos incluem:
– Governança de ajuda humanitária; incluindo a entrega de nossos objetivos de ajuda humanitária, relatórios estatutários e financeiros e outros propósitos de conformidade normativa;
– Administração e gerenciamento operacional; inclusive respondendo a solicitações, fornecendo informações e serviços, pesquisa, gerenciamento de eventos, administração de voluntários e requisitos de emprego e recrutamento.
– Captação de recursos e campanha; incluindo a administração de campanhas e doações, e envio de marketing direto e cartas de agradecimento por correio.

9. Como você pode mudar suas informações e quais são seus direitos?
Contate-nos pelo e-mail [email protected] se você quiser alterar ou atualizar suas informações pessoais.
Você dispõe de diversos direitos nos termos do Art. 18 da Lei Geral de Proteção de Dados relativa à proteção de dados tais como:
– Atualização e correção dos dados;
– Revogação do consentimento;
– Informações sobre o tratamento dos seus dados;
– Portabilidade dos dados (transferir para outra organização da mesma natureza);
– Esclarecimentos adicionais sobre a maneira como seus dados estão sendo usados ou se deseja fazer uma reclamação, entre em contato conosco usando os meios já mencionados.
– Eliminação dos dados;
Em todos os casos solicitaremos informações adicionais para comprovar sua identidade. Não se preocupe, é para sua segurança!
10. Quando atualizamos esta política?
Nós atualizamos esta Política de Privacidade quando é preciso. Se fizermos alterações significativas na forma como tratamos suas informações pessoais, deixaremos isso claro em nossos sites ou entraremos em contato diretamente com você.

11. Adicional

As políticas apresentadas são aplicadas a doadores, voluntários e beneficiários, no entanto, há um tratamento especial para os dados dos beneficiários que não serão compartilhados em hipótese alguma com terceiros, somente com o poder púbico quando solicitados para executar políticas públicas, cumprir uma obrigação legal ou ordem judicial.

12. Encarregado de Dados

Nossa encarregada de proteção de dados pessoais é a Dra. Stéfanne Amorim Ortelan que poderá ser contatada pelo e-mail [email protected]