Núcleo de Desenvolvimento Comunitário de Hortolândia – Vinde a Mim

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos de Hortolândia – Núcleo Vinde a mim 

“Gerar novas oportunidades e boas experiências de vida para as crianças e Jovens de Hortolândia é o nosso trabalho!”

A ADRA – Núcleo Vinde a Mim foi inaugurada em 01 de agosto de 1999, na cidade de Hortolândia em um antigo assentamento de sem-terra/teto, no Jd. Boa Esperança, com o nome de IPAEAS – Núcleo de Crianças Vinde a Mim, com o intuito de manter de forma gratuita crianças e adolescentes fora da violência das ruas e dos males que esta oferece. Inicialmente, atendíamos cerca de 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em regime aberto, no período extraescolar, formando duas turmas, uma atendida pela manhã e outra à tarde. A principal ação era a de resgatar a infância e a dignidade através de atividades dirigidas e acompanhadas por profissionais dedicados a este fim. Instalamo-nos no bairro por causa do descaso social sofrido pela população local que não possuía apoio do poder público em suas necessidades básicas de atendimento social.

Desde julho de 2002, o núcleo está inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social (CMASH), possuindo o reconhecimento como Entidade de Utilidade Pública no Município de Hortolândia, também nesta data.

Em 2003 recebemos o prêmio da revista Destaque Regional, por incentivar e promover ações sociais na região metropolitana de Campinas.

A partir de 2004, o núcleo implantou o Projeto Família Cidadã e o Programa PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que veio a ser uma de nossas linhas mestres de atuação do trabalho desenvolvido, pois a partir do desenvolvimento deste programa, iniciamos de forma ampla o combate ao trabalho infantil na região. Em parceria com o FUMCRIA, adquirimos duas novas salas de atividades, ampliando o número de participantes para 120 crianças e adolescentes.

Ainda em 2004, recebemos a doação de 10 computadores da Fundação ITAÚ, incrementando o projeto com aulas de informática. Neste mesmo ano, através do repasse do FUMCRIA construímos uma quadra poliesportiva, otimizando as aulas de Educação Física e escola de esportes.

Em 2005, ampliamos o número de participantes e alcançamos 180 alunos, totalmente gratuito, com auxílio do repasse do FUMCRIA Municipal.

Em 2006, iniciamos o atendimento do programa Sentinela de identificação e enfrentamento da exploração e do abuso sexual infantil-juvenil, o que nos levou a uma proximidade com o Conselho Tutelar de nosso Município e passamos a ser referência na identificação, encaminhamento e acompanhamento de casos de abuso físico em menores na região onde a entidade está inserida.

Em 2007, com o patrocínio da Petrobrás adquirimos um novo veículo Kombi, facilitando a locomoção, transporte de crianças, funcionários e doações.

Em 2008, ampliamos mais uma sala para atendimento as famílias da comunidade e iniciamos o curso de alfabetização de adultos e informática para comunidade de 15 a 18 anos. Também, neste ano, fomos parceiros de um coletivo do “Pró Jovem Adolescente” onde formamos 78 adolescentes em informática básica.

E ainda, em 2008, recebemos o Premio RAC Campinas “Instituição Cidadã” sendo considerada entre as três melhores instituições de atendimento ao cidadão da região de Campinas.

Em 2009, recebemos a doação de 26 computadores da empresa Dell Computadores, o que nos possibilitou a inserção digital de 90 adolescentes de 15 a 18 anos em informática básica e intermediaria e os encaminhamos ao primeiro emprego nas empresas da região, através da parceria com o CIEE dentro do Programa Adolescente Aprendiz.

Em 2010 e 2011 iniciamos o projeto de inglês com adolescentes para capacitação ao primeiro emprego, e tivemos a felicidade de ter uma parceria com a Universidade UNASP que nos forneceu estagiários não remunerados para incrementar o curso de informática e inglês. Passamos a receber como participantes, filhos de presidiários e egressos do complexo penitenciário da região.

Em 2012 e 2013 investimos na capacitação de educadores sociais com cursos de recreação infanto-juvenil, cidadania, libras e educação física para portadores de necessidades especiais, em forma de inclusão social, pois dentro do atendimento de filhos de presidiários e ou egressos do presidio haviam 08 portadores de necessidades especiais.

Em 2014 e 2015 executamos o projeto “Juntos Crescemos Fortes” com incentivo da Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania. Também em 2014/2015 realizamos a cisão de nossa entidade da antiga IPAEAS para ADRA, a fim de adequar as leis de Tipificação das Entidades e Marco Regulatório.

Em 2016 recebemos o prêmio “Valores Familiares” da sociedade Mormo Regional, e readequamos nosso espaço para melhor atender pessoas com necessidades especiais, construindo rampa de acessibilidade e banheiro adequado para cadeirante, com recurso do Fórum Municipal.

Em 2017, o núcleo sediou o 1° Fórum de Combate ao Trabalho Infanto-Juvenil no Município de Hortolândia/SP.

CONTATOS:

[email protected]
Telefone: (11) 2129-2600

PÚBLICO ALVO

Crianças,  Adolescentes e jovens 

TRANSPARÊNCIA

Projetos Relacionados