Manaus, AM – No dia 23 de junho, 43 jovens participaram em um programa de formatura organizado pelo Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE), a ADRA e a organização Hermanitos, com o apoio do Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
Na solenidade, os jovens receberam um certificado por haver completado as Oficinas de Criatividades, uma iniciativa do CIEE que tem como principal propósito facilitar o ingresso deles ao mundo do trabalho.
Segundo Amanda Silva, assistente social do CIEE e facilitadora das oficinas, os jovens aprenderam diversas habilidades e competências. “A gente trabalha com eles assuntos como elaboração de currículo, comportamento em uma entrevista de emprego, o que falar e o que vestir. E através de dinâmicas em grupos e trabalho em equipe eles também aprendem sobre identidade profissional e pessoal”, enfatizou.
A ADRA através do Centro de Apoio e Referência para Refugiados e Migrantes (CARE), facilitou o espaço e estrutura para que 15 jovens venezuelanos participassem das Oficinas de Criatividades.
Luiz Ferreira, diretor da ADRA no Amazonas destacou a dedicação da equipe do CARE e de todos os profissionais envolvidos no processo de capacitação.
“Nós estamos investindo na capacitação desses jovens para que eles possam ingressar no mundo do trabalho, e para isso contamos com a dedicação de profissionais que se empenharam para fazer com que esses jovens saíssem preparados e motivados”, expressou Ferreira.
Ferreira também agradeceu aos parceiros como ACNUR, e as empresas que oferecem oportunidades de trabalho aos jovens.
“Esta é mais uma conquista, muito importante para ser integrados em um trabalho”, declarou a jovem Jhoangelys Simosa. Para ela a educação é fundamental em todas as áreas da vida. “Agradeço a ADRA, ao CARE e ao CIEE que compartilharam conosco tanto conhecimento”, conclui.
Na cerimônia de formatura também participaram a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho do Amazonas, Dr. ª Alzira Costa, o presidente e vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro e Fabíola Ferreira respectivamente, e representantes de empresas de Manaus que oferecem vagas de emprego para migrantes e refugiados. [Shirley Rueda, Regional Amazonas]
GALERIA DE FOTOS