Boa Vista, Roraima – A ADRA em Roraima realizou, no dia 17 de abril, uma atividade em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização do autismo.
Organizado pelas equipes de proteção e nutrição do projeto Providência, o evento beneficiou cerca de 40 pessoas. Na oportunidade foram destacadas as necessidades e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e foram apresentadas estratégias para lidar com a seletividade alimentar autista.
A conscientização foi além das palavras. De forma lúdica, as crianças presentes desenvolveram atividades como a pintura de uma coroa sobre o dia mundial de conscientização do autismo, e o plantio de sementes frutíferas. Para o plantio, cada criança realizou o preparo da terra e com orientação plantou uma semente. Logo em seguida receberam orientação sobre como cultivar em casa.
Durante a programação os adultos dialogaram sobre a relevância do tema e elogiaram o evento, “Isso aqui é muito importante para conscientizar a sociedade. A palestra sobre autismo foi excelente, nos deu a oportunidade de ser capacitados para entender melhor o autismo e assim poder ajudar crianças e pessoas com TEA”, expressa Ana Figueroa.
“A interação dos beneficiários presentes foi excelente. As crianças demostraram muito interesse e animação para realizar as atividades propostas. E como equipe tivemos a oportunidade de orientar os adultos sobre os direitos das pessoas com TEA”, explica Vitória Nascimento, assistente de proteção da ADRA.