“É tão bom poder dar para minhas filhas um copo de leite, preparar-lhes um frango com legumes, beber um suco, comer frutas. E tudo isso graças a instituições como a ADRA que cuidam das pessoas para que recebam uma nutrição saudável e benéfica para seus corpos”, Yosceilys Gómez, venezuelana no Brasil
Yosceilys e sua família fazem parte do projeto Providência, uma iniciativa implementada pela ADRA com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Através do projeto Providência a ADRA desenvolve ações para fortalecer a saúde e promover uma alimentação adequada entre migrantes venezuelanos recém-chegados ao Brasil.
Primeiros dias no Brasil
Yosceilys chegou ao Brasil há seis meses. Ela cruzou a fronteira da Venezuela com suas três filhas e com muita esperança de dias melhores. No Brasil os primeiros dias foram difíceis por conta do processo de adaptação e a nostalgia do que ficou para trás no seu país. “É muito difícil quando você deixa sua casa, sua cultura, seus pertences e então passa a morar em quarto muito pequeno”, relembra.
A situação ficou mais desesperadora quando o esposo foi trabalhar em uma fazenda, e então ficaram sem comunicação por alguns meses. Sem uma rede de apoio ou perspectivas para conseguir o sustento Yoscielys caminhava pelas ruas de Boa Vista a procura de ajuda, e foi assim que conheceu uma amiga que lhe falou da ADRA.
“Se eu não tivesse conhecido a ADRA, acho que teria voltado para o meu país. Aqui conheci pessoas maravilhosas sempre prontas para ajudar”, diz emocionada Yosceilys.
Na ADRA ela se cadastrou e foi selecionada para participar do Projeto Providência.
“Quando recebi a notícia de que tinha sido aprovada para receber o benefício do Providência, eu pulava e gritava de alegria. Me senti segura e feliz porque agora poderia obter o que tanto precisava para melhorar a alimentação das minhas filhas”, comemora.
Acompanhamento Nutricional e de Proteção
A ADRA através do projeto Providência oferece aos seus beneficiários acompanhamento de proteção e nutrição com o objetivo de promover o bem-estar e o respeito dos direitos de cada pessoa. Nesse acompanhamento é possível identificar casos específicos e de maior complexidade, que são encaminhados para instituições de assistência social e de saúde por exemplo.
Quando Yosceilys entrou em contato com a ADRA, sua filha mais nova estava apresentando um quadro avançado de desnutrição. “Em uma visita encontramos a beneficiária em crise de choro, sem saber o que fazer com a saúde da sua pequena filha”, conta a assistente de proteção do projeto, Vitória Régia.
“Minha filha passava o dia inteiro dormindo, estava sempre retraída, não estava progredindo e então a ADRA me deu todo o apoio que eu precisava encaminhando minha filha para um atendimento médico”, comenta Yosceilys. “Nesse momento foi quando percebi que não estava mais sozinha nem desprotegida. A ADRA tem sido uma janela de bênçãos em minha vida, não apenas no sentido material, mas também através do apoio emocional e espiritual”, destaca.
Atividades Complementares
O calendário de atividades do projeto Providencia inclui oficinas culinárias, reuniões para celebrar datas comemorativas, oficinas de empreendedorismo, entre outras. A essas oficinas são convidados todos os beneficiários
Para Yosceilys caminhar 45 minutos desde sua casa até a sede da ADRA em Boa Vista tornou-se uma atividade prazerosa. Ela conta que mesmo sabendo da distância que tem que percorrer de ida e volta para participar nas oficinas vale a pena “porque minhas filhas e eu sabemos que estamos indo para um lugar onde somos tratados muito bem, onde recebemos muito amor, onde nos sentimos como uma família”.
Hoje a Yosceilys e sua família estão à espera de completar o processo de interiorização. O sonho dela é ir para Brasília e continuar capacitando-se para crescer profissionalmente.
“Enquanto esperamos ser interiorizados, estou aproveitando para aprender o idioma português através de um curso online, uma oportunidade que me deram também na ADRA”, comenta feliz.