Superando a desnutrição e transformando vidas: a jornada de Laurimar e Lauriangel no Brasil

Boa Vista, Roraima – Em 2024, o Brasil se tornou refúgio para milhares de famílias venezuelanas que continuavam fugindo da grave crise econômica em seu país. Entre elas, estava Laurimar Gutierrez, uma mãe corajosa e determinada a encontrar uma vida melhor para seus filhos. Carregando sonhos e preocupações na bagagem, Laurimar cruzou a fronteira com seus esposo e filhos, entre eles a pequena Lauriangel que apresentava sinais de desnutrição.

Após regularizar a documentação, Laurimar chegou a Boa Vista, onde foi acolhida temporariamente por uma amiga que lhes ofereceu moradia por dois meses com a condição de colaborar com a alimentação da casa. Sem emprego e enfrentando dificuldades financeiras extremas, a situação se agravou rapidamente.

“Nem eu nem meu esposo conseguíamos trabalho. Na segunda semana, minha amiga disse que precisávamos resolver. Então ela mesma me ajudou a conseguir uma diária onde me pagaram R$70 e foi nesse lugar que alguém me falou da ADRA.” — relata Laurimar.

Foi através da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), que Laurimar encontrou não apenas suporte emergencial, mas dignidade e acolhimento. A família foi selecionada para participar do Projeto Providência, que oferecia ajuda alimentar para migrantes em situação de vulnerabilidade. Com esse apoio, Laurimar pôde alimentar melhor seus filhos e, participar de palestras e rodas de conversa que a ajudaram a entender mais sobre saúde, direitos e nutrição.

“Os momentos em ADRA foram muito bons porque além da ajuda para comprar alimentos, eles nos ofereceram informação e apoio. ADRA se tornou meu segundo lar. Meus filhos amam estar lá. E foi lá que encontrei apoio em um dos momentos mais difíceis da minha vida.” — relata Laurimar com emoção.

Atendimento nutricional especializado

Durante o acompanhamento no projeto, Laurimar compartilhou com a nutricionista do Providência, a situação da Lauriangel, sua filha, que continuava com baixo peso e dificuldades de crescimento, mesmo após várias consultas em unidades básicas de saúde.

A nutricionista ouviu atentamente, compartilhou orientações nutricionais práticas para melhorar o consumo alimentar da criança, e encaminhou Lauriangel para a instituição parceira CERNUTRI com o intuito de garantir fórmula hipercalórica para o ganho de peso, e um acompanhamento especializado.

Após o início do acompanhamento, conta Laurimar, Lauriangel apresentou avanços significativos.  “Ganhou peso, começou a crescer adequadamente para sua idade e demonstrou melhora no desenvolvimento físico e emocional”, relata emocionada.

Hoje, Lauriangel está saudável, crescendo e brincando como qualquer outra criança da sua idade. Laurimar continua lutando pelo bem-estar de sua família, mas com uma força renovada. ADRA e seus parceiros foram fundamentais para que essa transformação acontecesse.

“Não é fácil para nós, migrantes, chegarmos a um país onde nem conhecemos a língua. Mas estamos aqui, dando o nosso melhor pelos nossos filhos. Sou eternamente grata à ADRA e a todas as pessoas que Deus colocou no meu caminho através dessa agência humanitária.” — finaliza Laurimar.

A história de Laurimar e Lauriangel é um exemplo concreto de como o acolhimento, o cuidado integral e a ação humanitária podem transformar vidas, promovendo dignidade, saúde e esperança para famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre o Projeto Providência

O Projeto Providência é uma iniciativa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com o objetivo de reduzir a insegurança alimentar entre a população migrante venezuelana em situação de vulnerabilidade no Brasil. Através da entrega de cartões para compra de alimentos, os beneficiários têm autonomia para escolher o que levar à mesa de suas famílias.

A implementação do projeto é realizada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que também oferece atividades complementares de apoio, orientação e fortalecimento das famílias atendidas.

Shirley Rueda – Assessoria de Comunicação

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros