A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA, torna pública o chamamento para Consultoria Externa para a Avaliação Final do Projeto Providência.
Locais do Projeto: Roraima e Amazonas
Prazo de Candidatura: 03/09/2025
Idiomas Necessários: Espanhol, Português e inglês.
Breve Descrição do Projeto: O projeto “Providência: Assistência Alimentar Continuada a Migrantes Venezuelanos no Brasil”, em resumo, Providência, visa auxiliar 10.400 migrantes venezuelanos em situação de insegurança alimentar (5.900 no período base e 4.500 no período de extensão, cerca de 3.000 famílias) nos estados do Amazonas e Roraima. O projeto fornecerá um total de US$180,00 em assistência por pessoa (cinco vouchers de alimentação mensais de US$30,00/pessoa). Essa transferência é feita por meio de um voucher eletrônico (cartão alimentação), que pode ser usado como cartão de débito para comprar produtos alimentícios por meio de uma rede nacional de varejistas de alimentos. Essa assistência é direcionada a famílias venezuelanas que (i) não recebem assistência alimentar regular do governo brasileiro ou de outra fonte, (ii) não vivem no sistema de abrigo público administrado pelo governo e (iii) consomem menos de três (3) refeições por dia devido à falta de recursos familiares.
Esta avaliação tem três objetivos principais:
- Saber até que ponto os objetivos e metas do projeto, em todos os níveis de resultados, foram alcançados;
- Avaliar em que medida os diferentes resultados/benefícios decorrentes do projeto são susceptíveis de prosseguir após a conclusão das atividades; e
- Avaliar a efetividade e relevância da modalidade de food vouchers e atividades complementares para o alcance dos resultados do projeto.
Composição da Equipe de Avaliação
O consultor externo deve ter experiência em avaliação e projetos implementados em contexto de emergência humanitária. A equipe de avaliação final deverá ser composta por uma liderança de equipe, coordenação técnica e uma pessoa de estatística. A liderança de equipe/especialista em avaliação deve ter:
- Pós-graduação em Estudos de Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação, Políticas Públicas ou outras áreas afins.
- Experiência com intervenções de segurança alimentar e indicadores relacionados (os indicadores de segurança alimentar a serem analisados incluem a Escala de Fome Domiciliar (HHS), o Escore de Consumo Alimentar (FCS) e o Índice de Estratégia de Sobrevivência reduzido (rCSI).
- Pelo menos cinco anos de experiência sênior na condução de avaliações para programas similares na América Latina.
- Experiência na liderança e organização de equipes de avaliação (treinamento, logística de campo, relações humanas, trabalho em equipe).
- Ampla experiência na realização de avaliações qualitativas e quantitativas e familiarização com o setor sem fins lucrativos.
- Conhecimento e experiência recentes com software estatístico, por exemplo, SPSS.
- Experiência anterior na avaliação de programas de assistência alimentar em contexto de emergência será uma vantagem; (experiência com doadores como USAID/BHA, USDA, FAO também é uma vantagem).
- Experiência em análise de dados quantitativos e qualitativos (esta consultoria envolve a coleta de dados qualitativos em campo); e
- São necessárias excelentes habilidades orais e escritas (espanhol, português e inglês).
⇒ Clique aqui para acessar: Termo de Referência
Qualquer dúvida sobre o Terms of Reference (ToR) e outros materiais relevantes para a proposta técnica e financeira, entrar em contato com:
Telma McGeoch – email: [email protected]