Casa ADRA é inaugurada em Imperatriz e amplia rede de apoio a famílias vulneráveis no sul do Maranhão

Novo núcleo passa a oferecer atendimentos de saúde, capacitação profissional e acolhimento comunitário com apoio de voluntários e doações

O movimento de pessoas entrando e saindo de um novo espaço inaugurado no último sábado (21), no bairro Maranhão Novo, marcava o início de uma estrutura permanente voltada ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social no sul do Maranhão.

Leia também:
ADRA entrega cartões a 265 famílias após enchentes em Itaperuna (RJ)

A Casa ADRA, inaugurada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, nasce com a proposta de reunir, em um mesmo endereço, atendimentos de saúde, cursos profissionalizantes e ações de desenvolvimento comunitário. A iniciativa integra uma rede global presente em mais de 120 países e chega a Imperatriz após uma série de ações emergenciais e projetos sociais realizados na região.

Casa ADRA Imperatriz será um espaço dedicado ao acolhimento, capacitação e promoção da dignidade humana. (Foto: Divulgação)

“A Casa ADRA é um dos núcleos de projetos de assistência e desenvolvimento espalhados pela ADRA no Brasil e no mundo. Em Imperatriz, a gente tem a alegria de agora, depois de algumas ações, oferecer também exames, consultas médicas, atendimentos educacionais e cursos profissionalizantes”, afirmou Marcos Roberto, gerente da ADRA no Maranhão.

Segundo ele, o novo núcleo consolida um trabalho que já vinha sendo realizado, como a assistência a famílias desabrigadas, cursos de Libras e iniciativas de empreendedorismo feminino.

Saúde e educação como prioridade

Novo núcleo amplia a atuação da ADRA no sul do Maranhão com atendimentos de saúde e cursos profissionalizantes. (Foto: Divulgação)

A proposta inicial do espaço concentra esforços em duas frentes consideradas estruturais: saúde e educação. A expectativa é facilitar o acesso a serviços que, muitas vezes, estão fora do alcance de parte da população local.

“A ADRA atua em quatro áreas específicas: saúde, educação, meio de subsistência e emergências. Aqui, pretendemos atuar principalmente em saúde e educação, mas também no fortalecimento do meio de subsistência, proporcionando às pessoas a oportunidade de profissionalização e acesso ao mercado de trabalho”, disse Admilson Duarte, diretor da ADRA para os estados da região norte.

Ele afirma que o objetivo é ampliar a autonomia das famílias atendidas. “Queremos levar alívio a quem enfrenta dificuldades para acessar o sistema de saúde e oferecer condições para que essas pessoas possam gerar sua própria renda.”

Porta aberta e busca ativa

Espaço foi criado para fortalecer o desenvolvimento comunitário e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade. (Foto: Divulgação)

O acesso aos serviços acontecerá de duas formas: por meio da busca ativa nas comunidades e pelo atendimento direto no novo endereço. O prédio está localizado na rua Dom Cesário, nº 181, no bairro Maranhão Novo.

“Nós temos tanto a busca ativa, por meio de cadastro socioeconômico nas comunidades, como também o atendimento direto no núcleo. A partir da próxima semana, as pessoas poderão procurar o espaço para informações e atendimento”, explicou Marcos Roberto.

Inicialmente, os atendimentos devem ocorrer aos domingos, das 8h às 18h. A divulgação também será feita em parceria com igrejas Adventistas locais, que atuarão como pontos de referência para as famílias interessadas.

Voluntariado sustenta o projeto

Iniciativa reúne voluntários e parceiros com o objetivo de transformar realidades por meio do cuidado e da educação. (Foto: Divulgação)

O funcionamento da Casa ADRA depende, em grande parte, do trabalho voluntário de profissionais da própria região. Médicos, educadores e outros especialistas devem dedicar parte do tempo ao atendimento gratuito da população.

“Esse projeto é uma iniciativa de médicos e profissionais adventistas e não adventistas que dedicam parte do seu tempo para atender ao próximo. A ADRA vive de doações e canaliza esses recursos para o atendimento da população mais vulnerável”, afirmou Admilson Duarte.

Segundo ele, o modelo permite que a estrutura funcione com custos reduzidos e alcance direto nas comunidades mais necessitadas.

Cursos e geração de renda

Casa ADRA passa a funcionar como ponto de apoio social e capacitação profissional na cidade de Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Além dos atendimentos de saúde, o núcleo inicia suas atividades com foco na qualificação profissional. Estão previstos cursos como cabeleireiro, panificação, informática e cozinha industrial, com possibilidade de expansão por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.

“A expectativa é implementar cursos onde a comunidade possa ter acesso não apenas à assistência básica, mas principalmente à geração de emprego e renda”, disse Marcos Roberto. “O objetivo é ensinar caminhos que permitam às pessoas conquistar o próprio sustento.”

A expectativa é que o espaço se torne um ponto de referência para ações sociais no sul do Maranhão, ampliando o alcance de projetos já realizados pela organização em outras regiões.

As informações sobre os projetos e formas de participação devem ser disponibilizadas no site oficial da organização e nas redes sociais da ADRA Maranhão nas próximas semanas.

Sobre a ADRA

Criada como braço humanitário da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a ADRA atua no Brasil e em outros países com projetos voltados à segurança alimentar, saúde, educação e resposta a emergências, com foco em populações em situação de vulnerabilidade.

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros