Centro de Juventude de Samambaia Sul (DF) promove rodas de conversas com jovens sobre violência doméstica

O objetivo foi proporcionar momentos para que os jovens pudessem se expressar e debater o tema, além de ampliar o olhar para a questão da violência 

 

O Centro de Juventude de Samambaia Sul realizou, na sexta-feira (19/8), rodas de conversas que contaram com a participação da psicóloga Neusa Maria, da advogada Hellen Fernanda e da psicóloga Andréa Lunnas.

A psicóloga Neusa Maria é especialista em Saúde Mental e em Psicanálise Clínica. Fundadora do Projeto Renascer Contra à Violência, é conselheira do Conselho Distrital de Igualdade Racial e membro consultor da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal.

Para a especialista, conduzir a roda de conversa no turno da manhã foi uma experiência marcante. “A ADRA tem uma estrutura incrível e percebi que os jovens que são assistidos pela instituição sentem como se o Centro de Juventude fosse a extensão de casa, eles se sentem à vontade para estarem lá. Observei que essa forma de acolhimento proporciona aos jovens um desenvolvimento social e emocional saudável. Foi uma troca incrível”, afirma Neusa Maria.

A convidada Hellen Fernanda é membro da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Subseção Ceilândia (DF) e da Comissão do Direito das Famílias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Subseção Águas Claras (DF), além de ser especialista em Direito da Mulher e violência doméstica.

No bate-papo realizado no período da tarde, foram abordados os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006), assim como as suas formas de violência para facilitar a identificação do crime e quais são os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Também, foram debatidas questões que tratam sobre a relevância da educação para o combate à violência. “É muito gratificante saber que estou sendo instrumento de transformação social e contribuindo com a conscientização dos jovens. Esse tipo de encontro, em formato de roda de conversa, é surpreendentemente enriquecedor, pois possibilita não só falar, mas também ouvir, produzindo uma troca de experiências e conhecimento mútuo”, declara Hellen.

Andréa Lunnas, que é psicóloga dos Centros de Juventude de Samambaia Sul e do Recanto das Emas, explicou como a atividade estimula a comunicação entre os jovens e proporciona acolhimento e orientação. ”A roda de conversa gera um espaço de escuta e acolhimento que visa proporcionar aos adolescentes e jovens do centro de juventude uma interação mais abrangente, fortalecendo os vínculos social e pessoal para desenvolverem o senso crítico e a autonomia, sendo um espaço de fala livre de julgamentos”, declara Andréa.

Ryan Silva, de 18 anos, avaliou positivamente a roda de conversa. ”Foi interessante, aprendi bastante coisa sobre o tema. Acredito que a roda de conversa é importante para conscientizar os jovens e também os adultos para o convívio social. Espero ter mais experiências como essa”, afirma Ryan.

 

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros