Núcleo da ADRA DF/GO realiza ações para a campanha do Outubro Rosa

Foram realizadas palestras, rodas de conversa e oficina de maquiagem

 

O Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO) realizou atividades para a conscientização sobre o movimento Outubro Rosa, no Centro de Juventude de Samambaia Sul. 

O espaço ofereceu palestras, roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo do útero, com participação de assistente social e psicóloga, e uma oficina de maquiagem para as mulheres que são atendidas pelo Centro de Juventude, nos cursos de Marketing Digital e de Confeitaria, bem como nos projetos Jiu-Jitsu e do Prata da Casa.

De acordo com a assistente social Rosângela Oliveira, as jovens demonstram bastante interesse pelo tema. “Tivemos uma roda de conversa bastante produtiva. As meninas, apesar da pouca idade, tinham muita curiosidade em compreender o assunto. Falamos sobre o câncer de mama e o do colo do útero. Distribuímos lacinhos cor-de-rosa a todas junto com um cartão e chocolates. Elas repassaram o assunto para outros alunos que vieram buscar lacinhos para divulgar a campanha. Também fizemos uma oficina de maquiagem para elevar a autoestima das meninas e trocar mais ideias sobre o assunto”, descreve.

Kharen Germano, de 16 anos, aluna do curso de Marketing Digital, participou das atividades do Outubro Rosa. “Foi muito interessante fazermos uma ‘campanha’ sobre o mês das mulheres. Me senti especial e bem acolhida, principalmente pela ADRA, pois fizeram questão de valorizar o movimento”, relata.

O coordenador do Centro de Juventude De Samambaia Sul, Geovani Lima, ressaltou a importância de colaborar com a campanha. “O Centro de Juventude entendeu que precisa fazer parte do Outubro Rosa, promovendo rodas de conversas interativas e buscando motivar as mulheres a procurarem o médico para obter diagnóstico e, caso seja necessário, fazer o tratamento adequado. Focamos na prevenção porque sabemos que é a forma mais eficaz de combate aos dois tipos de câncer”, afirma.

O Outubro Rosa é conhecido por ser um movimento de referência na campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero no Brasil. Seu objetivo é alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Também visa proporcionar maior acesso ao serviço de saúde para as mulheres.

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros