Jovens e adolescentes estruturam empresas em curso oferecido pela ADRA DF/GO

O objetivo das aulas é fazer a introdução ao mundo dos negócios

 

Centro de Juventude do Recanto das Emas concluiu, na sexta-feira (21/10), o módulo de Empreendedorismo para os jovens e adolescentes atendidos pelo Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO). O curso tem certificado de 20 horas.

Durante as aulas, foi conduzida a introdução de administração de carreiras, formas de produção e vendas com técnicas de marketing digital.

Rebecca Brant, responsável por ministrar as aulas no Centro de Juventude, relata sua experiência. ”A realidade dos alunos é completamente diferente. No início, não se sentem conectados enquanto turma, por isso, precisei ser o elo de ligação para transformar um grupo de pessoas em um time ou uma equipe. São jovens em situação de extrema vulnerabilidade e para eles, este conhecimento, pode impactar e até mesmo transformar suas vidas. É uma experiência extremamente enriquecedora”, destacou.

A aluna do curso de Empreendedorismo, Rita Sampaio, de 16 anos, criou sua própria empresa de venda de canudos biodegradáveis, a Rita Canudos. Ela relata que sua experiência foi positiva e elogiou a professora. “No início estava sem muita expectativa, mas quando comecei a compreender os conteúdos e realizar as atividades práticas, mudei minha opinião. A professora é incrível, com ela aprendi que para ser uma boa empresária é preciso ter um propósito, e esse é um novo tipo de mercado, inovador e com grandes chances de crescimento e que ainda preserva o meio ambiente”, afirma.

A coordenadora do Centro de Juventude do Recanto das Emas, Eliete Moreira, explica as etapas do curso. “Além de ensinar como montar um pequeno negócio, o curso traz uma percepção de mercado de trabalho onde o aluno aprende a montar um currículo e passar por entrevista dentro desse processo. Também, foi ensinado como agir nas entrevistas de emprego. Aqui foi montada uma empresa onde confeccionaram uma quantidade de brigadeiros, fizeram a logomarca e venderam o produto”, descreve.

A atividade é ministrada pela Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens no mundo. Desde 1919, a organização dissemina a educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho para crianças e jovens da América Latina.

No encerramento do curso, os alunos tiveram a experiência de praticar o que aprenderam em sala de aula, montando uma linha de produção de brigadeiros, de maneira que executassem cada processo do empreendedorismo, como: captação de recursos, soluções de problemas e a geração de impactos, por meio das vendas.

 

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros