Projeto da ADRA no Distrito Federal transforma vidas por meio do Jiu-Jitsu

Sávio Mendes, aluno do Centro de Juventude de Samambaia Sul é um exemplo de como o esporte pode impactar vidas e promover valores essenciais para os jovens

 

No cenário atual, onde problemas como a falta de disciplina, respeito e oportunidades desafiam a vida de muitos jovens, histórias inspiradoras emergem, mostrando como o esporte pode desempenhar um papel transformador. Um desses exemplos é Sávio Mendes, um jovem de 16 anos, que encontrou no Jiu-Jitsu muito mais do que um esporte, mas uma ferramenta para mudar sua perspectiva de vida.

O Centro de Juventude de Samambaia Sul é administrado pelo Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO) e que, juntamente com a Secretaria da Família e da Juventude do Distrito Federal, desempenham um papel fundamental nas comunidades da região.

Desde que começou a praticar Jiu-Jitsu no Centro de Juventude de Samambaia Sul, Sávio tem experimentado uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. O esporte não apenas aprimorou sua forma física e habilidades atléticas, mas também proporcionou um desenvolvimento de valores como disciplina, respeito e humildade.

O tatame se tornou um lugar onde descobriu que a disciplina e a humildade são fundamentais para o seu crescimento como pessoa. “Depois que iniciei o Jiu-Jitsu, no Centro de Juventude, aprendi a ter mais respeito e humildade, dentro e fora do tatame”, afirmou o atleta.

A entidade é um espaço público, que tem se mostrado essencial para a capacitação e desenvolvimento de vários jovens, oferecendo cursos e oficinas voltados para o mercado de trabalho, empreendedorismo, cultura, lazer e esportes. Além disso, os Centros de Juventude proporcionam atendimento psicossocial gratuito, contribuindo para o bem-estar emocional e mental dos jovens.

A história do jovem atleta é uma prova viva do poder transformador do esporte. O Jiu-Jitsu não apenas proporcionou a ele uma atividade física e um novo hobby, mas também uma jornada de auto desenvolvimento e amadurecimento. Os valores adquiridos no tatame – respeito, disciplina e humildade – têm sido transferidos para a vida cotidiana de Sávio, fazendo dele um exemplo inspirador para outros jovens.

Enquanto histórias como a de Sávio continuarem a emergir, fica claro que o esporte, aliado a espaços como os do Centro de Juventude, tem o poder de transformar vidas e criar uma geração de jovens mais resilientes, engajados e preparados para enfrentar os desafios que a vida apresenta.

 

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros