Núcleo da ADRA DF/GO promove Semana da Consciência Negra

Alunos participaram de atividades que promovem a valorização da cultura negra

 

O Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO) realizou a semana da Consciência Negra, no Centro de Juventude de Samambaia Sul, com diversas atividades e dinâmicas relacionadas ao tema.

o evento contou com uma palestra sobre o significado do Dia da Consciência Negra e também um momento recreativo, com a brincadeira de origem africana, “Terra-Mar” – semelhante ao passatempo “Morto-Vivo” – os participantes ficam de um lado (terra) e ao ouvirem a palavra mar, todos correm em direção ao lado do “mar” e vice-versa.

Além disso, os alunos desenvolveram artes para representar a data e desfrutaram de uma confraternização com pratos típicos.

A Assistente Social, Ludmila Dias, foi responsável por ministrar a palestra, juntamente com o instrutor de atividades diversas, Higor Fernandes. “Estava na minha zona de conforto. Foi muito bom falar um pouco sobre a origem afrodescendente. Alguns alunos descreveram situações que já passaram em relação ao racismo e, então, falamos sobre isso também, foi uma boa troca. Acredito que, promover essa cultura sempre vai ser importante porque traz muita representatividade para os nossos alunos que são negros” afirmou.

Letícia Ribeiro, de 15 anos, é aluna do curso de Informática no Centro de Juventude. Ela afirma que a dinâmica teve muito valor, pois todos têm acesso à informação, seja em programas de televisão ou, até mesmo, na web. “As atividades são muito importantes, principalmente em relação ao que vemos na TV e na Internet. Ter consciência sobre a representatividade negra na sociedade é fundamental”, disse.

André Arle, de 23 anos, aluno de Informática, também participou das atividades. “Foi muito legal. Saber que a ADRA se preocupa em trabalhar este assunto, é muito relevante para nós”, ressaltou.

O coordenador do Centro de Juventude de Samambaia Sul, Geovani Lima, reiterou o compromisso da equipe na luta contra o racismo e pela igualdade racial. “A Semana da Consciência Negra, aqui no nosso espaço, é muito importante para todos, pois aqui nós tratamos esse tema com muito rigor e seriedade. Nosso objetivo é sempre combater a discriminação e manter o nosso ambiente livre e leve para os nossos alunos, além de promover a igualdade e respeito”, relata.

De acordo com Sistema de Ensino Digital (SAE Digital), portal de conteúdos sobre educação, o investimento em projetos, eventos e apresentações culturais no Dia da Consciência Negra é importante para o desenvolvimento e transformação social que envolve os alunos, suas famílias e até mesmo a comunidade.

 

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros