Com sua sonoridade expressiva e delicada, o violino tem sido um dos grandes destaques do projeto Sons de Esperança, iniciativa que promove o ensino musical gratuito para crianças e adolescentes no Gama, Distrito Federal. O projeto, que já impactou mais de 200 famílias desde o seu início, tem transformado a vida de seus alunos ao proporcionar não apenas o aprendizado do instrumento, mas também disciplina, concentração e novas perspectivas de futuro.
Para Rebekah dos Santos Câmara, de 11 anos, aluna do projeto há mais de dois anos, o violino tem sido essencial para seu crescimento. “Ele me ajuda na concentração e nos estudos. É uma forma de expressar meus sentimentos”, afirma.
Além disso, ela destaca que as aulas despertaram nela o sonho de seguir carreira na música e formar uma banda. “Eu quero crescer na música. Meu sonho é ser cantora e formar uma banda com violinos, violas e violoncelo”, disse Rebekah.

Rebekah dos Santos Câmara
A professora de violino, Danielly Lacerda de Melo, destaca que o aprendizado do instrumento vai além da técnica musical. “O ensino do violino amplia o entendimento cultural e desperta nos estudantes o interesse por concertos e pelo universo da música clássica. Muitos demonstram vontade de seguir carreira desde as primeiras aulas”, explica a docente.
Sons de esperança
Além do violino, o Sons de Esperança oferece aulas de viola, violão, flauta transversal, clarinete e canto coral. A iniciativa é executada pela ADRA DF/GO, ( Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) e tem ajudado crianças e adolescentes a desenvolver habilidades como disciplina, concentração e trabalho em equipe.
Inscrições abertas
As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato para verificar a disponibilidade do instrumento desejado pelo WhatsApp (61) 99875-1302.
Detalhes sobre as inscrições:
– Início das aulas: 3 de fevereiro de 2025;
– Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h40 e das 14h às 17h20;
– Local: Igreja Adventista do Sétimo Dia de Gama Leste; – Setor Central, Ponte Alta Norte, Gama, Brasília (DF).
Documentos necessários:
– RG da criança ou adolescente e dos responsáveis;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de renda familiar.