Projeto Gol de Esperança transforma vidas através do esporte

Em Minas Gerais, a ADRA impulsiona o Projeto Gol de Esperança, uma iniciativa socieducativa que utiliza o futebol para promover inclusão social, cidadania e conscientização.

Em meio à celebração do Dia Nacional do Futebol, que ocorre anualmente em 19 de julho, é importante destacar o impacto social do esporte, além das quatro linhas do campo. A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) evidencia essa vertente através do Projeto Gol de Esperança, que se utiliza do futebol como ferramenta de transformação social em várias regiões de Minas Gerais.

O Dia Nacional do Futebol foi estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 1976, como uma homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, o time mais antigo do país ainda em atividade. A data ressalta a paixão brasileira pelo esporte e seu poder em conectar e unir pessoas, ultrapassando barreiras culturais e geográficas.

Fundado em 2007 no bairro de Mario Andreaza, em João Pessoa, na Paraíba, o Projeto Gol de Esperança ampliou sua atuação para diferentes regiões do Brasil, incluindo Minas Gerais. Israel Felipe Ramos, coordenador do projeto em MG, explica que as atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, em dois turnos, atendendo crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

Dedicado a áreas com alto índice de vulnerabilidade social, o projeto enfrenta desafios na busca por recursos que garantam a continuidade das atividades. No entanto, a resposta positiva da comunidade e o engajamento dos participantes têm sido determinantes para o sucesso das ações.

O processo de inscrição no projeto é realizado de maneira inclusiva e transparente, com divulgação em escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na comunidade local. Os pais ou responsáveis preenchem uma ficha de cadastro, que, após análise, garante ao jovem a oportunidade de participar do projeto.

Ramos destaca que o projeto vai além do esporte, aliando as atividades físicas a palestras educativas. As questões comportamentais observadas durante a prática esportiva são discutidas e se tornam tema de encontros pedagógicos, promovendo um ambiente de aprendizado e reflexão.

Os impactos do Projeto Gol de Esperança são tangíveis. Com significativa melhora no respeito aos pais e responsáveis, redução de violência nas comunidades, aumento da autoestima dos participantes e a promoção da inclusão social, o projeto mostra a potência do futebol enquanto instrumento de transformação social.

As mudanças que o projeto provoca na vida dos participantes são significativas. Mari, uma das alunas, expressa com entusiasmo: “Antes do projeto, eu tinha muitas crises de ansiedade. Mas agora, com o projeto, a minha ansiedade tem diminuído. O projeto está amenizando a minha ansiedade e me ajudando bastante a administrar minhas responsabilidades. Além disso, o projeto ajuda na saúde. No meu caso, me ajudou muito, porque evito o sedentarismo, corro, então é muito bom para mim. O projeto pode estar me ajudando a ser uma jogadora no futuro.”

Para o futuro, o Projeto Gol de Esperança busca garantir recursos financeiros para sua sustentabilidade e tem planos de inserção no Conselho Municipal da Criança e Adolescente, visando participar de editais. Quem desejar apoiar ou se envolver com o projeto, pode buscar informações na rede social @gol.deesperanca ou através do número de contato 31 9 9493-0000.

Neste Dia Nacional do Futebol, a celebração vai além das partidas e das competições, valorizando o poder do esporte em transformar vidas, promover a inclusão social e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros