Em Rondônia, projeto “Renascer” luta contra trabalho infantil

Iniciativa luta contra o trabalho infantil e oferece ambiente seguro e saudável a beneficiados

Hoje, no Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, os olhos do mundo se voltam para o problema que atinge mais de 160 milhões de crianças ao redor do globo, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A data, que visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar essa prática, traz à tona a triste realidade de muitas crianças que são privadas de seus direitos fundamentais, incluindo uma infância segura, educação de qualidade e a liberdade para explorar suas próprias habilidades e talentos.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que mais de 1,3 milhão de crianças estão envolvidas em trabalho infantil. Diante dessa realidade, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) tem se destacado na luta contra essa prática por meio do Projeto Renascer.

Projeto Renascer

Atividades ajudam no desenvolvimento dos participantes. (Foto: Divulgação)

 

O projeto, localizado em Ji-Paraná, Rondônia, fornece um refúgio seguro e oportunidades de crescimento para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.

Por meio de uma variedade de atividades educacionais, socioesportivas, pedagógicas e culturais, o projeto proporciona crescimento físico, mental e social equilibrado. “Nossas atividades são projetadas para ajudar crianças a desenvolverem raciocínio lógico, habilidades de leitura e escrita e descobrir seus talentos”, explica o coordenador da iniciativa, Elivelton Costa de Souza.

Crianças e adolescentes participantes de uma atividade socioesportiva no projeto de combate ao trabalho infantil. (Foto: Divulgação)

Para combater o trabalho infantil e proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento, o Projeto Renascer implementa uma série de atividades, como as educacionais, que se concentram no reforço escolar e oferecem suporte adicional à aprendizagem formal que as crianças recebem na escola.

 

As atividades socioesportivas, que incluem aulas de natação, futebol e vôlei duas vezes por semana, visam não só promover a saúde física, mas também incentivam o trabalho em equipe, a disciplina e o espírito esportivo entre as crianças.

Uma atividade pedagógica em andamento, destacando o foco no desenvolvimento emocional e social das crianças. (Foto: Divulgação)

Paralelamente, as atividades pedagógicas, que consistem em dinâmicas de grupo e palestras ministradas por profissionais voluntários da área de pedagogia e psicopedagogia, são direcionadas para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Elas ajudam a melhorar a capacidade de interagir com outras pessoas e a gerenciar emoções.

 

Já as atividades culturais, que incluem aulas de arte, como desenho e pintura, bem como aulas de musicalização e instrumentos musicais, como violão e flauta, proporcionam uma oportunidade para as crianças explorarem a criatividade e expressarem seus sentimentos e pensamentos de maneira artística.

Vidas impactadas

O projeto tem causado impacto na vida das crianças, como aconteceu com Lucas Maciel. Ele teve uma infância difícil. Presenciou o assassinato da mãe quando tinha apenas 8 anos de idade. Desde então, tem sido criado pela avó, Maria do Carmo, que descreve a iniciativa da ADRA como uma grande bênção na vida de seu neto. “O comportamento dele, as notas da escola e a convivência com a família, amigos e vizinhança melhoraram muito graças ao projeto”, afirma a avó.

 

Apesar dos desafios para manter o projeto, a equipe do Projeto Renascer permanece comprometida em expandir e aprimorar seus serviços. “Nosso maior desafio atualmente é conseguir recursos financeiros para ampliar o número de beneficiários e melhorar ainda mais os serviços que oferecemos”, ressalta o coordenador Elivelton Souza.

Musicalização faz parte das atividades. (Foto: Divulgação)

Enquanto o Projeto Renascer continua a lutar contra o trabalho infantil e a impulsionar o desenvolvimento das crianças, sua contribuição se torna essencial. Colabore com a iniciativa da ADRA Brasil, doando para esse projeto: https://adra.org.br/projetos/renascer/

 

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros