O período mais frio do ano se iniciou atingindo graus considerados fora dos padrões brasileiros. E com o objetivo de tornar o inverno mais confortável para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, os funcionários da Trustly, uma empresa fintech que desenvolve e vende soluções para pagamentos on-line, se uniram para realizar uma campanha de inverno.
A campanha nasceu no coração de Lisandra Araújo Goulart, Gerente de Recursos Humanos da Trustly, e, como ela mesma se autodenomina, apaixonada por desenvolver pessoas. Por ser de uma empresa atraída pela tecnologia que cresce cada vez mais, e por perceber que nem todos os segmentos tem tido esta mesma sorte, e que muitos pequenos comerciantes fecharam as portas depois do início da pandemia, ela decidiu iniciar esta campanha que mudaria a vida de centenas de pessoas. “A sociedade tem vivido um momento delicado relacionado a questões financeiras, sociais e emocionais. Neste último mês, em especial, com os dias frios que tem feito, senti a necessidade de ajudar e propus fazermos nossa primeira ação social na Trustly”, relata, Lisandra Araújo.
Para despertar o interesse dos colaboradores, a diretoria da empresa disponibilizou 3 vales-presentes de uma grande loja nacional, para serem sorteados ao final da campanha para aqueles que participassem. O objetivo era a captação de peças de roupa, de cama e de banho, e com a divulgação da campanha interna foram arrecadados 700 peças ao todo. Somente em Vitória, no Espírito Santo, foram 610 peças. Por conta da pandemia, atualmente 95% dos colaboradores da Trustly realizam seu trabalho de forma remota e estão espalhados em vários estados do Brasil, e cerca de 21% desse grupo participou desta campanha de cunho social.
Após decidir-se pela doação, uma das maiores dúvidas que as empresas possuem é quanto à escolha das instituições. Isso é comum já que ninguém quer o dinheiro em mãos erradas. A responsável pela cultura e eventos da empresa, Michelle Karine, tinha a missão de encontrar uma Instituição que atuasse na área de Assistência Social e que realizasse atendimentos com população de rua, foi então que ao pesquisar na internet ela encontrou a ADRA: “Procurei no Google uma Instituição que tivesse o foco em ajudar pessoas em situação de rua, achei a ADRA e entrei em contato para saber como funcionava. Fizemos nossa campanha interna divulgando o nome de vocês e fiquei muito feliz quando me ligaram e me explicaram melhor como era a atuação aqui na Grande Vitória”, afirma Michelle Karine.
No final de julho, a equipe de Captação de Recursos da ADRA no Espírito Santo, realizou a retirada destes itens doados na sede administrativa da Trustly em Vitória, e destinou as doações para projetos que tem realizado na Grande Vitória, que assiste famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Para incentivar outras empresas a realizarem campanhas sociais, Lisandra Araújo, relata a importância da união de colaboradores na realização de um objetivo comum, e ir além, amparando os que se encontram em situação de vulnerabilidade: “Competências como empatia e solidariedade são cada vez mais valorizadas dentro e fora das corporações; então, que tal pensarmos em como podemos ajudar o próximo, e colocar estas competências efetivamente em prática?”, declara, Lisandra.
O diretor regional da ADRA no Espírito Santo, pastor Clairton de Oliveira, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria e compromisso de empresas sérias que se importam com o próximo: “Parcerias como essa oportunizam o bem, o amor ao próximo e o respeito ao ser humano. A Trustly atua na área digital com soluções administrativas e financeiras, mas ao dar esse passo demonstra seu compromisso com o social e o bem-estar do ser humano. Parabenizamos a Trustly e confirmamos nosso compromisso como ONG do Terceiro Setor focada no bem e amor ao próximo. Muito obrigado em nome das várias pessoas que serão beneficiadas”, finaliza, Clairton.