A ADRA Regional Pernambuco reuniu coordenadores voluntários para alinhar ações de 2025. Com destaque para projetos como Adote o Leitor, Geração de Renda, Mãos que Alimentam e Saúde Total, o encontro também trouxe treinamentos essenciais para as situações de emergências no estado.
No dia 23 de janeiro, a sede administrativa da Igreja Adventista em Pernambuco recebeu o primeiro encontro do ano com os coordenadores voluntários dos projetos de desenvolvimento da ADRA Regional Pernambuco. Sob a liderança do diretor regional Adilson Chagas, a reunião teve como objetivo alinhar o planejamento estratégico de 2025, contemplando ações emergenciais e projetos de desenvolvimento que beneficiarão comunidades do Litoral ao Agreste pernambucano.
Estiveram presentes a equipe técnica da Regional Pernambuco e os Coordenadores de projetos representantes dos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Abreu e Lima e Vitória de Santo Antão, reforçando a atuação da ADRA em diferentes localidades.
O evento foi marcado por apresentações de grande relevância para o futuro da ADRA na região. Entre os temas abordados, destacou-se o treinamento de crise para situações de emergência, com foco em seis áreas essenciais de atuação, como resposta a catástrofes naturais e suporte logístico em situações de vulnerabilidade. Esse treinamento visa capacitar os coordenadores para lidar de forma eficaz com cenários críticos, garantindo agilidade e eficiência no atendimento às comunidades afetadas.
Planejamento e projetos em destaque
O planejamento e o cronograma de atividades para 2025 foram apresentados, incluindo iniciativas já consolidadas e outras em expansão. Entre os projetos em destaque, estão:
- Adote o Leitor: Programa que incentiva a leitura e o desenvolvimento intelectual de crianças, com planos de expansão para mais cidades da região metropolitana.
- Geração de Renda: Iniciativa que capacita homens e mulheres para o mercado de trabalho, ampliada por meio de parcerias estratégicas.
- Mãos que Alimentam: Projeto que combate a insegurança alimentar com a distribuição de alimentos e cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.
- Sons de Esperança: Programa que promove inclusão social por meio do ensino de música para crianças e adolescentes.
- Saúde Total: Projeto de promoção em saúde e atendimentos especializados nas comunidades.
- E outros projetos que surgirão ainda no primeiro semestre deste ano.
Novas e fortalecidas parcerias
Durante o encontro, as parcerias da ADRA ganharam destaque. A VISARD, representada por Edson Ferreira, reafirmou seu compromisso em oferecer exames optométricos e óculos a preços acessíveis. Além disso, foi anunciada uma recente parceria com o SEBRAE, que oferecerá formação profissional aos beneficiários dos Núcleos ADRA Recife e Caruaru, ampliando o impacto do projeto Geração de Renda.
Contribuições enriquecedoras
O evento também contou com palestras que enriqueceram o debate e alinharam estratégias. A Dra. Lizzie Pereira, do departamento jurídico da Igreja Adventista, apresentou uma visão legal sobre parcerias e projetos sociais, destacando os cuidados necessários para garantir a segurança jurídica das ações. Além disso, o Diretor de Ação Solidária, Emílio Faye, e o secretário da Igreja Adventista, Manoel Chaves, reforçaram a importância da colaboração entre líderes, voluntários e parceiros.
Compromisso e expansão para 2025
O encontro reafirmou o compromisso da ADRA em atuar de forma estratégica e eficiente, buscando ampliar seu alcance em 2025. Com a integração de novas parcerias e a expansão de projetos existentes, a organização está determinada a transformar ainda mais vidas em Pernambuco.
Convite à solidariedade
A ADRA Regional Pernambuco convida você a conhecer seus projetos e se engajar nessa missão de esperança e transformação. Sua doação pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. Acesse o outras páginas do site da ADRA ou nosso Instagram conheça mais sobre nossas ações e seja parte dessa corrente de solidariedade. Seja um amigo da ADRA e vamos juntos alcançar mais vidas em 2025!