A Comenda Osman Lins foi um reconhecimento da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão aprovada em agosto à Igreja Adventista do Sétimo Dia e à ADRA por relevantes serviços prestados à cidade
Na última segunda-feira, dia 9 de dezembro, a Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão realizou uma Sessão Solene para a entrega da Comenda Osman Lins, destinada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, pelos 100 anos de atuação na cidade, comemorados em 2024, e à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em reconhecimento aos serviços humanitários realizados em benefício da população local. A honraria foi criada para homenagear instituições que contribuem com a educação, cultura e justiça social na cidade.
Reconhecimento legislativo e memória familiar
A homenagem, proposta pelo vereador Felipe Cézar e aprovada por unanimidade pelos vereadores em agosto deste ano, foi realizada no Plenário Juarez Cândido Carneiro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube. Durante seu discurso, o vereador e presidente da sessão destacou sua conexão familiar com a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Vitória. Felipe relembrou que seu avô, participou da construção dos templos sede da Igreja na cidade.
“No ano de 1979 meu avô, Severino Alves da Silva foi convidado e participou da construção do templo Central das igrejas adventistas em nossa cidade no canal da Mangueira… a família recorda também que o mesmo atuou na construção do templo Central de Redenção… todo esse esforço e dedicação foi para que um dia não fosse apenas ideia [a igreja], mas se torna-se a realidade que vemos hoje”, afirmou no discurso o vereador Felipe Cézar.
Lideranças presentes e momentos de celebração
A cerimônia contou com a presença de lideranças importantes, como o Pr. Emílio Faye, diretor da Ação Solidária Adventista para as igrejas do Leste de Pernambuco; os pastores locais Jailton Morais e Paulo Júnior; o diretor regional da ADRA Regional Pernambuco, Adilson Chagas; a coordenadora de emergência da ADRA para o Leste de Pernambuco, Suzicleide Maria; o coordenador de projetos da ADRA Regional Pernambuco em Vitória de Santo Antão, Eraldo Júnior; e apresentando um relato histórico da Igreja, o Evangelista Roberval Dionísio.
O evento foi enriquecido por apresentações musicais do Grupo Sinfônico ASAFE, e do projeto Sons de Esperança, uma iniciativa desenvolvida pela ADRA em parceria com as Igrejas Adventistas locais.
A atuação da ADRA: um legado de transformação
Fundada em 1956, a ADRA atua em mais de 130 países, sendo uma das principais organizações humanitárias globais. Seu trabalho é focado na promoção da dignidade e no combate à pobreza, através de iniciativas em áreas como educação, segurança alimentar, saúde e geração de renda. Em Pernambuco, a ADRA desempenha um papel fundamental, com diversos projetos voltados para o desenvolvimento humano e o atendimento emergencial.
Entre os projetos realizados no estado, destacam-se o Mãos que Alimentam, que promove a distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade; o Adote um Leitor, que incentiva a leitura entre crianças de comunidades carentes; e as ações do Projeto Geração de Renda, que oferece capacitação profissional; e o projeto Saúde Total, que acontece na cidade de Caruaru no agreste do estado.
O palco da noite foi o projeto Sons de Esperança, que atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos da cidade, com turmas de flauta doce e violão, sob a supervisão de José Daniel e com o apoio voluntário dos professores Danilo Santos e Marquiel José, as crianças do projeto se apresentaram na Sessão Solene. Nesta oportunidade se destacou o compromisso da ADRA com a transformação social por meio da música, como crianças e adolescentes desenvolvem habilidades artísticas e disciplina, fortalecendo valores como cidadania e responsabilidade.
O coordenador de projetos na cidade, Eraldo Júnior destacou o trabalho da ADRA por meio do projeto Sons de Esperança “Temos a oportunidade de apresentar o que a ADRA representa para a cidade. Projetos como este de música têm transformado vidas e trazido esperança a muitas famílias.” destacou.
Durante a Sessão Solene, momentos de emoção marcaram o evento com as apresentações dos alunos do projeto Sons de Esperança. A primeira apresentação foi da turma de flauta doce, dirigida pelo professor Danilo Santos e a auxiliar Thauanny Velôso, turma composta por crianças e adolescentes que encantaram o público com sua dedicação e talento. Em outro momento, foi a vez da turma de violão, sob a direção do professor Marquiel José, que também recebeu aplausos calorosos dos presentes, emocionados com o esforço e progresso demonstrado pelos jovens músicos.
O projeto Sons de Esperança vem transformando vidas em Vitória de Santo Antão desde agosto deste ano, com o apoio das Igrejas Adventistas do Alto José Leal e do Alto Bela Vista, e por meio de doações de pessoas que acreditam no projeto, promovendo educação musical e cidadania para crianças e adolescentes desta cidade.
Um século de história e impacto
Com o centenário da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Vitória de Santo Antão, a homenagem representa o reconhecimento de uma trajetória de fé e serviço à comunidade.
O pastor Paulo Júnior, responsável por 16 igrejas nas cidades de Vitória e Pombos, destacou o objetivo da igreja em abençoar as pessoas e tirar as pessoas dos vícios do mundo, agradeceu o vereador autor do projeto pelo reconhecimento dos 100 anos de história na cidade. O Pastor Jailton Morais, responsável por 16 igrejas nas cidades de Vitória e Gloria do Goitá, destacou o trabalho que a Igreja faz juntamente com a ADRA “A ADRA… tem sido um instrumento de esperança para mais pessoas… por meio de voluntários que levam amor, justiça e compaixão”.
Ao longo de 100 anos, a Igreja desempenhou um papel significativo na promoção de valores cristãos e na execução de projetos sociais que beneficiaram milhares de pessoas na cidade e região. O evangelista, Roberval Dionísio destacou o trabalho da igreja por meio da Ação Solidária Adventista (ASA) “cuida da membresia e da população de nossa cidade… não é um projeto apenas da igreja mas um projeto para nossa cidade”.
A entrega da Comenda Osman Lins simbolizou o respeito e a gratidão do poder legislativo por instituições que se dedicam a transformar vidas. Para o Diretor da Ação Solidária Adventista, Pastor Emilio Faye, “Louvar a Deus porque Ele é doador de todas as bênçãos e maior dos legisladores… E agradecemos [ao autor do projeto] pelo reconhecimento do trabalho da Igreja nesta cidade e na região”.
Compromisso da ADRA com o futuro
A Sessão Solene foi mais do que um momento de celebração; foi também uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a continuidade das ações de impacto social na região. A Igreja Adventista e a ADRA reforçaram seu compromisso em atuar de forma ativa, com projetos que vão além do assistencialismo, promovendo a autonomia e a dignidade de milhares de pessoas.
“Mas a ADRA por ser uma agência humanitária nós estamos aqui na cidade de Vitória não só para aqueles momentos difíceis, como as enchentes… No próximo ano queremos desenvolver aqui com as famílias o projeto Saúde Total, o empreendedorismo, com o Geração de Renda e o Adote um Leitor.” afirmou o diretor Adilson Chagas em seu discurso na tribuna.
Esse reconhecimento legislativo reafirma o papel dessas instituições na construção de um futuro mais solidário e justo. O evento reuniu familiares, amigos, voluntários, membros da Igreja, funcionários da Câmara e outros convidados, em um momento de união e gratidão, demonstrando que, juntos, é possível fazer a diferença.
Como ajudar: Contribua com o Projeto Sons de Esperança e outros
Para manter esse projeto e outros, a ADRA conta com a sua ajuda. Com sua contribuição, você apoia o Sons de Esperança a continuar transformando vidas por meio da música. Participe e faça a diferença, seja você também, Amigo da ADRA, informações de doação em nosso site. Acompanhe também nossas atualizações no Instagram.