Carreta solidária que prepara refeições e lava roupas chega a Petrópolis nesta quinta-feira (17)

A unidade de atendimento móvel da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) tem capacidade para preparar até 4.500 refeições por dia e lavar cerca de 500 kg de roupasNesta quinta-feira (17), por volta das 12h, chega à região afetada pelas chuvas em Petrópolis, a carreta solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). A unidade móvel tem capacidade para preparar 4.500 refeições por dia, lavar até meia tonelada de roupas e prestar atendimento psicológico à comunidade.

A cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, sofre graves consequências após um temporal que atingiu a região na última terça-feira (15). Por causa das enchentes e deslizamentos de terra, até a noite desta quarta-feira (16), já eram 80 mortes confirmadas, entre homens, mulheres e crianças. O Corpo de Bombeiros ainda não contabilizou o número de desaparecidos.Ao longo dos últimos cinco anos, a carreta solidária passou por mais de 40 cidades brasileiras. Cortando as estradas do País, serviu mais de 110 mil refeições e lavou 150 toneladas de roupas.

De acordo com a coordenadora da unidade móvel, Cristiane Maximiano, a carreta atendeu vítimas de tragédias, como a de Brumadinho, em Minas Gerais, além de vítimas dos deslizamentos de terra em São Paulo e prestou apoio no combate ao coronavírus. “Uma das experiências que mais me marcou foi o atendimento que fizemos em Brumadinho. Devido ao tamanho do desastre e a mobilização de voluntariado, eu vivi uma experiência que mudou a minha maneira de pensar e sentir”, relembra Cristiane, emocionada.

Em Petrópolis, à princípio, a carreta vai estar na região de Alto da Serra, fazendo cerca de 1 mil refeições simples por dia, como sopa, ou até 500 refeições completas com arroz, feijão

Como funciona?

O caminhão adaptado, de 45 m² de área útil, está dividido em três compartimentos: o primeiro é usado para o preparo de alimentação quente, até 1500 refeições por turno; o segundo para a lavagem e secagem de roupas, com capacidade de entregar até 360 quilos de roupa limpa por dia; e o terceiro para a realização de apoio psicológico.

[pdf-embedder url=”https://files.adventistas.org/adra.org.br/2022/02/17182424/sitrep_chuvas-petropolis-rj.pdf”]

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros