Primeiro Encontro Estadual de Voluntárias do GB

Encontro Estadual

Garotas Brilhantes reuniu mais de 80 voluntários que atendem 237 meninas em 8 municípios gaúchos.

Ana Beatriz Toyota

 

O “I Encontro Estadual do Projeto Garotas Brilhantes em RS” aconteceu no dia 17 de setembro, no auditório do Colégio Adventista de Gravataí. O evento contou com a presença de 80 voluntários que participaram da programação, com fortes testemunhos de meninas beneficiadas pelo projeto, músicas e palestras dirigidas pelo Diretor da ADRA RS Pr. Daniel Fritoli e pelas organizadoras do GB.

 

Garotas Brilhantes é um projeto que cresce cada vez mais no Rio Grande do Sul. Ao todo, 237
meninas são beneficiadas semanalmente, em 9 grupos diferentes, espalhados em 8 municípios do
estado sulista.

 

“Foi inspirador ouvir o relato das gurias, e a motivação e comprometimento do grupo de voluntários com o presente futuro das adolescentes”, afirma o Pr. Daniel Fritoli. Além das palestras enriquecedoras, as voluntárias presentes, receberam brindes da organização do evento, como garrafinhas, banners do GB e pin, além de um coffee break todo especial.

O empoderamento feminino é um dos projetos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que devem ser realizados até, 2030. Com a necessidade de uma comunidade que acolhessem meninas de regiões periféricas, de modo a prevenir a violência, gravidez precoce, abuso e abandono, o Garotas Brilhantes foi criado.

As atividades do projeto insistem em oficinas culturais, palestras e cursos de capacitação emocional, que acontecem semanalmente durante o período de aulas escolares. No Brasil e na Angola, o projeto já atingiu mais de 2500 meninas (Dados 2018, Adventist Educators).

“Foi minha guia, minha força quando tudo desmoronava”

Eduarda Menezes, uma das Garotas Brilhantes que palestrou no encontro, trouxe um relato emocionante de como o projeto atingiu sua vida. Em 2021 o Garotas Brilhantes chegou na escola em que Eduarda estudava, e ela foi uma das meninas selecionadas para participar do projeto.

“Precisei de amor, e a senhora esteve lá, e sem saber, me reconstruiu outra vez”, Eduarda se dirige a uma das organizadoras do GB de Gravataí, Flavia.

“Me emociona até hoje, o jeitinho de lidar conosco, e principalmente pelo afeto que criamos”.

Assim como a Eduarda, o projeto atinge a vida de muitas meninas, apresentando boas alternativas, trazendo novas perspectivas e mostrando a elas como são Garotas Brilhantes!

 

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros