Há sete meses José Ángel Mejías (65) saiu da Venezuela em busca de melhores condições de vida. No seu país a situação econômica tem forçado milhares a tomar a decisão de sair deixando tudo para trás.
“Na Venezuela o dinheiro não é suficiente para comprar o básico e assim as coisas ficam mais difíceis”.
Em Boa Vista, cidade que o acolheu desde que chegou ao Brasil, José começou a procurar meios para o próprio sustento e para ajudar a família que ficou na Venezuela.
“Os primeiros dias foram difíceis, mas depois que eu conheci a ADRA, tudo mudou. ADRA foi a maior bênção que Deus me deu aqui”, conta.
Aguardando em uma fila, a autorização para realizar exames médicos, José escutou sobre a ADRA. Na mesma semana ele foi até a sede da instituição em Boa Vista e se cadastrou para o projeto Providência.
“Em ADRA nós somos bem recebidos e a equipe nos orienta com informações claras e precisas”, explica José.
Já com o benefício do projeto Providência José comprou macarrão, arroz, açúcar e outros alimentos. “Estava muito emocionado de poder comparar comida e melhorar minha alimentação”, disse.
Benefício de Prestação Continuada
Com o apoio do setor de proteção da ADRA, José Ángel deu entrada na solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para o qual foi aprovado.
José conta que parecia incrível como tudo estava sendo aprovado tão rápido. “É por isso que eu digo que a ADRA é a melhor coisa que me aconteceu aqui no Brasil”.
Devolução do Cartão de Alimentação
Quando foi confirmada a aprovação do BPC, José, por iniciativa própria, foi até a ADRA, e mesmo sabendo que ainda tinha saldo a favor no cartão de alimentação, o devolveu para a equipe responsável.
“Senti que era meu dever porque agora eu estava recebendo outro benefício e sei que há muitos outros venezuelanos que estão passando por momentos muito difíceis e precisam de ajuda”, conta emocionado.
Hoje, o maior sonho de José Ángel é reencontrar sua esposa, filhos e netos. E enquanto chega esse momento, ele agradece por instituições como a ADRA que ajudam pessoas como ele a ter dignidade e uma melhor qualidade de vida.
Sobre o Projeto Providência:
O Providência é uma iniciativa financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com o objetivo contribuir para a redução da insegurança alimentar dos imigrantes venezuelanos recém-chegados ao Brasil.
O projeto Providência, que acontece também nas cidades de Boa Vista e Manaus, é implementado pela ADRA e já beneficiou cerca de 6.000 pessoas em 2024.