PINTOR DE OBRAS

Com curso profissionalizante de Pintor de Obras ofertado pela ADRA e parceiros, migrantes e brasileiros enxergam oportunidade para enfrentar o mercado de trabalho.

Com curso profissionalizante ofertado pela ADRA e parceiros, migrantes e brasileiros enxergam oportunidade para enfrentar o mercado de trabalho.  

Os alunos aproveitam a reforma do prédio para colocar a mão na massa durante as aulas práticas

Por Josiele Oliveira

Colocar a mão na massa é um dos pré-requisitos práticos dos alunos do curso de Pintor de Obras, que está sendo realizado por meio de uma parceria da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RR.

O curso iniciou em janeiro no centro de Capacitação da ADRA, local onde algumas salas estão passando por reforma e está sendo propícia para que os alunos tenham as aulas práticas. A turma é composta por jovens e adultos entre homens e mulheres que viram a oportunidade de aprender uma nova profissão e, com o certificado em mãos, conseguir uma vaga no mercado de Trabalho.

Em cada camada de cimento, argamassa e tinta, nasce um aprendizado e, com ele, a construção de um sonho de uma nova expectativa de ajudar as suas famílias, sejam elas brasileiras ou venezuelanas.

 


Johanna Josefina Villasana já está atuando como auxiliar de pedreiro, fazendo diárias de duas a três vezes na semana ou aos sábados e domingo

A dona de casa Johanna Josefina Villasana, de 33 anos, é migrante venezuelana e está em Roraima há 2 anos. Sem emprego fixo, vivendo de bicos, viu no curso de Pintor de Obras a oportunidade de uma carreira profissional. Essa empreitada está dando tão certo que já está atuando como auxiliar de pedreiro, fazendo diárias de duas a três vezes na semana ou aos sábados e domingos.

Mas há, também, aqueles que desejam aprender o curso para usufruir do conhecimento e aplicar na sua própria história, como por exemplo, o jovem A.O.S de 17 anos, que vive no abrigo masculino de Roraima, afirmou ter o sonho dele mesmo construir sua própria casa, do jeito que ela imagina, com conforte e segurança.  

A soma dos esforços que advém de parceiros e apoiadores como Visão Mundial, SENAI/RR, e Fundo Nacional da Amazônia – FAMAZONIA, faz acreditar que a ADRA está no caminho certo ao oferecer oportunidade e desenvolvimento. Com todas as parcerias está sendo possível garantir a aquisição de materiais de construção, ofertar o curso do início ao fim com direito a certificados, salas reformadas e possíveis novas turmas para que mais pessoas sejam qualificadas.

Para o diretor regional da ADRA, Daniel Lessa, as iniciativas e cursos ofertados à comunidade, oportunizam que migrantes refugiados e brasileiros tenham chances de desenvolvimento e capacitação para atuarem em diversas áreas. “Entendemos e acreditamos que os nossos cursos ofertados permitem restaurar a dignidade dessas pessoas, dando a elas oportunidades de mudança de vida e novos planos, e uma carreira profissional”, enfatizou.

Alunos participando de mais uma aula prática com o professor Jackson Souza, instrutor do SENAI-RR, parceiro da ADRA Roraima

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros