ADRA leva auxílio a povo Yanomami

Com forte presença no norte do Brasil, Agência Adventista ajuda a suprir necessidades dessa comunidade

O crescente número de casos e mortes por desnutrição e malária na reserva indígena Yanomami, em Roraima, acendeu o sinal de alerta do governo federal na última sexta-feira (20) e motivou um decreto de Emergência de Saúde Pública nacional.

O Ministério da Saúde atua na região para amenizar a crise – um hospital de campanha foi instalado no local, que também recebe insumos e profissionais de saúde. O território está localizado entre os Estados de Roraima e Amazonas, ao norte, na divisa do Brasil e Venezuela. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a terra indígena yanomami possui cerca de 26,7 mil habitantes.

O garimpo se tornou uma das grandes ameaças e preocupação dos especialistas no tema. De acordo com as associações indígenas, o garimpo ilegal traz impactos imediatos que prejudicam a saúde da comunidade e aumenta a incidência de doenças infectocontagiosas, em especial a malária.

Outro ponto preocupante é a exploração dos minérios, cuja prática faz a utilização de mercúrio, um composto tóxico que contamina a água e os alimentos consumidos pela população. Quando expostos a essas substâncias, os habitantes ficam suscetíveis a vários problemas de saúde, como doenças neurológicas em crianças recém-nascidas.

Esses fatores explicam o aumento de casos de malária, redução de serviços de saúde e falta de acesso à comida ou água potável.

Para amenizar este cenário, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que já trabalha com diversas comunidades necessitadas por todo o Brasil, criou nesta terça-feira (24) uma força-tarefa para auxiliar as comunidades expostas às insalubridades.

A coordenadora de emergências da ADRA, Isabella França, explica que a entidade possui uma forte presença no norte do país e mobilizou sua equipe para atender essa emergência de saúde pública. “Não podíamos ignorar essa crise que tem assolado um povo tão significativo para o Brasil. Estamos unindo esforços com os órgãos competentes para garantir uma resposta eficaz e relevante”, destaca a coordenadora.

A ADRA Brasil é uma Instituição que está sempre dialogando com outras entidades para estabelecer um processo de auxílio que visa suprir as necessidades de pessoas em situação vulnerável de forma coordenada e complementar.

“Dessa forma, a Equipe da ADRA local teve a honra de conversar com as instituições Funai, DSEI Yanomami e CONDISI-YY. Com isso, foi estabelecido que a ADRA Brasil ajudará o povo Yanomami com a doação de água potável e alimentos”, frisa Isabella.

Em Roraima, a ADRA já atua para entregar alimento a quem tem fome.

Desde 2018, o projeto “Refeições Quentes” atende cerca de duas mil pessoas diariamente por meio de um prato de alimento quente, em diferentes locais, como na Rodoviária de Boa Vista – PRA e em abrigos onde vivem pessoas em situação de rua.

Diante desta emergência, exposta por imagens compartilhadas nas redes sociais nos últimos dias, que mostram idosos, crianças e adultos desnutridos em estado caótico de saúde, a instituição adventista disponibilizou uma conta pix para receber doações que serão revertidas em alimentos e água potável.

Você pode colaborar e doar através da chave PIX:  [email protected]

Para doações via boleto, cartão de crédito ou débito, CLIQUE ABAIXO: 

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros