ADRA promove ajuda internacional para refugiados do conflito na Ucrânia

Representação brasileira apoia série de medidas que visam atender população que fugiu do país após invasão russa

Na terceira semana de embates, desde que as tropas das Forças Armadas da Rússia invadiram a Ucrânia, o número de refugiados ucranianos já ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas. A população ucraniana busca abrigo nos países vizinhos. Com intuito de prestar apoio à crise humanitária na Ucrânia, a Agência Adventista de Recursos Assistenciais, ADRA, com representantes em todo o mundo, reuniu esforços e está atuando nas fronteiras do país do leste europeu.

O diretor da ADRA no território sul-americano, incluindo o Brasil, Paulo Lopes, informou que a agência em nível local apontou uma ajuda inicial de 30 mil dólares. Esse recurso foi somado aos aportes financeiros por parte das sedes da ADRA de outros países com a finalidade de minimizar o sofrimento das pessoas afetadas pela guerra.

Entre as ações prestadas, a ONG enviou o gerente de emergência, Eric Leichner, representando o Brasil e outros sete países sul-americanos. O gerente está atuando na fronteira da Romênia.

Ações de auxílio e emergência

Eric Leichner destaca que a agência tem concentrado suas ações para oferecer ajuda de emergência aos refugiados e a cidadãos que ainda estão na Ucrânia. Esse apoio inicial consiste em um trabalho de ordem psicossocial, além da distribuição de alimentos, água, materiais de higiene. Outra iniciativa é o oferecimento de abrigo a refugiados em igrejas adventistas e, até mesmo, em casas de seus membros. “Estamos com um estande com atendimento 24h. Temos voluntários para receber as pessoas que cruzam a fronteira, mesmo à noite, no frio. Elas chegam aqui e recebem o carinho dos voluntários, uma bebida quente, água, roupas e alimentos”, frisa Leichner.

A equipe da ADRA também encaminha os refugiados para abrigos e providenciam hospedagens até que consigam resolver sua condição em um outro país. Recebem auxílio financeiro para que possam cobrir aluguel de quartos, transporte e outras necessidades. “Estamos trabalhando em todas as fronteiras. Outra frente é a evacuação das pessoas para regiões mais seguras. Levamos insumos necessários, como medicamentos, itens médicos, entre outros”, explica o gerente da ADRA.

Como ajudar

Para continuar atendendo a emergência da Ucrânia, A ADRA Brasil, acompanhando da representação internacional, intensificou a campanha para arrecadação de fundos.

As doações podem ser realizadas via transferência ou através de Pix:

ADRA Brasil
Santander – 033
Ag.1181
C/c 13.001828-8
CNPJ 01.467.063/0001-15

Pix: [email protected] 


O líder da ADRA Brasil Fábio Salles salienta que com R$ 350,00, os voluntários podem fornecer água, abrigo, mantas quentes e kits de higiene para um refugiado ucraniano durante um mês. “Esperamos contar com a ajuda de todos os amigos, cada um doando um pouco, assim, conseguimos ajudar um ucraniano durante pelo menos 30 dias”, conclui Salles.

Sobre a ADRA

A ADRA é o braço humanitário internacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia que serve em 118 países. O seu trabalho fortalece as comunidades e muda vidas em todo o mundo ao proporcionar desenvolvimento comunitário sustentável, além de ajudar populações que sofrem em catástrofes, por exemplo.

O propósito da ADRA é servir a humanidade para que todos possam viver como Deus quis. Para mais informações, visite o endereço www.adra.org.br

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros