Manaus, AM – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), através da Regional Amazonas participou da aula inaugural do curso EAD ‘Vigilância em Saúde Infantil e Imunização em Contexto de Emergência e mudanças Climáticas no Amazonas’.
O curso faz parte das inciativas do projeto Emergência Estiagem e Fumaça: Saúde e Nutrição, do UNICEF Brasil, e implementado pela ADRA no Amazonas.
Segundo a Chefe de Saúde e Nutrição do UNICEF Brasil, Luciana Phebo, o curso tem como objetivo capacitar e preparar profissionais da Saúde do Amazonas para responder com eficiência às emergências causadas no cenário das mudanças climáticas.
“Passar o conhecimento baseado em ciência para os profissionais de territórios mais remotos, de população ribeirinha, de população indígena, profissionais que são centrais na atenção da criança e dos adolescentes, é fundamental”, explica a Dra. Luciana. “Nós sabemos que com as mudanças climáticas os eventos adversos vão ficar cada vez mais frequentes e cada vez mais severos, e por tanto esse momento de preparação é fundamental para salvar vidas”, enfatiza.
Para Manoel Luiz Neto, atual coordenador académico do Curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA), o curso é de extrema importância e relevância porque vai atender uma política pública de saúde e nutrição para crianças e adolescentes.
“O curso vai oferecer condições e capacitação para que os profissionais de saúde possam atender de forma qualificada através de protocolos, através de melhores práticas de atendimento, crianças e adolescentes que estão no interior do Amazonas, e de uma forma mais geral em outros espaços geográficos, disse.
Para a ADRA, o curso EAD se configura como uma oportunidade muito relevante de educação permanente e remota para os profissionais de saúde em regiões geograficamente desafiadoras. “A ADRA a través da parceria com o UNICEF tem o objetivo de criar um impacto duradouro no panorama de saúde do estado”, destaca Luiz Ferreira, diretor da ADRA no Amazonas.
“Este curso assim como outras iniciativas do projeto Emergência Estiagem e Fumaça: Saúde e Nutrição, representam e reforçam o compromisso da ADRA e do UNICEF com a saúde e o bem-estar da população do Amazonas”, conclui Ferreira.
Sobre o curso
O curso é um esforço conjunto que envolve a Escola de Ciências da Saúde da UEA, a Secretaria Estadual de Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Amazonas, a Sociedade de Pediatria do Estado do Amazonas, UNICEF e ADRA, entre outras organizações.
Oferecido na modalidade de Educação a Distância – EAD, e voltado para profissionais da Saúde que atuem na Atenção Primária, o treinamento visa preparar o participante para a tomada de decisão na identificação e tratamento da desnutrição infantil.
Serão seis módulos que abordam os assuntos: Panorama da Saúde Nutricional; Ferramentas de Avaliação Antropométrica; Sinais e Sintomas da Desnutrição Infantil e seus Impactos; Manejo da Criança com Desnutrição na APS; Panorama Busca Ativa Vacinal; e Segurança Alimentar e Nutricional com Enfoque em Alimentos Regionais e PANCS. [Shirley Rueda, Regional Amazonas]