Manaus, Amazonas – O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e é também uma forma de proteção. É por isso que a ADRA no Amazonas, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), celebrou o Agosto Dourado. O objetivo: conscientizar e esclarecer sobre a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses.
“O aleitamento materno é fundamental, porque o leite da mãe tem tudo o que uma criança precisa, principalmente nos seis primeiros meses de vida”, destaca a enfermeira Susi Leão. “Então aqui na ADRA estamos apoiando o Agosto Dourado destacando a importância do leite materno para ajudar na imunidade da criança e para criar um vínculo muitíssimo importante entre mãe e filho”, acrescenta.
A ação realizada pela ADRA em Manaus reuniu mais de 400 pessoas em uma tarde de orientação e atividades de incentivo à prática da amamentação.
De acordo com o diretor da Regional Amazonas, Luiz Ferreira, a ADRA sempre tem trabalhado com pessoas em situação de vulnerabilidade gerando mudanças transformadoras através de informação segura e ajuda humanitária.
“Nesse mês mobilizamos nossos colaboradores, rede de apoiadores e voluntários para realizar esse evento que tem o intuito de incentivar o aleitamento materno, dando assim palestras e informação segura para que as mães valorizem esse alimento que é de muita importância para seus filhos”, disse Ferreira.
A celebração do Agosto Dourado, que aconteceu na sede da ADRA em Manaus, foi o programa de encerramento da chamada Jornada Materna: uma iniciativa do projeto Providência que em quatro (4) encontros, orientou mães e futuras mães sobre o cuidado e a saúde do bebê.
“Durante o mês de agosto trabalhamos a jornada materna falando sobre proteção, garantia de direitos, nutrição, introdução alimentar e, hoje, estamos fechando o Agosto Dourado com uma palestra sobre o vínculo da mãe e da criança que é importantíssimo para o desenvolvimento delas”, explica a coordenadora do projeto Providência da ADRA em Manaus, Laura Mota.
Além das palestras com profissionais da saúde, o programa ofereceu dinâmicas, brindes e uma sala especialmente preparada para as mães e seus bebês.
“Eu amei porque aqui aprendi muito sobre o cuidado da minha filha. Aprendi que eles ficam calmos, que gostam de massagens, e também que devemos conhecer a maneira correta de amamentar nossos filhos”, conta a beneficiária Abrihanny González.
Por sua vez, a mãe Yusbelis Hernández expressou: “Foi um momento muito agradável para as mães. Aqui nos ensinaram como é o processo de amamentação, o processo de relaxamento. Como dar massagens e aproveitar esse momento especial entre a mãe e seu filho”.
A comemoração do Agosto Dourado foi uma oportunidade única para a promoção do aleitamento materno, e para mostrar mais uma vez, que a ADRA está sempre buscando o bem estar e desenvolvimento das pessoas, para que todos possam viver como Deus planejou.
Parceiro financiador
Para esta atividade, a ADRA contou com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Nas cidades de Manaus, AM e em Boa Vista, RR a ADRA é o parceiro implementador da USAID para o projeto Providencia. Este projeto realiza ações para fortalecer a saúde e promover uma alimentação adequada entre migrantes venezuelanos recém-chegados ao Brasil.
Shirley Rueda – Assessoria de Comunicação