
Ocasião celebrou conquistas e fortaleceu parcerias que tem ajudado pessoas em diferentes frentes no estado gaúcho. (Foto: Willian Vieira)
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) no Rio Grande do Sul promoveu na última quinta-feira, 16, um jantar especial em Porto Alegre para celebrar conquistas e fortalecer parcerias que têm transformado vidas em diferentes regiões do estado. Parte de uma rede presente em mais de 120 países, a ADRA atua há mais de quatro décadas no Brasil promovendo justiça, compaixão e amor por meio de projetos sociais, ações emergenciais e serviços continuados voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
No estado, a agência mantém 29 unidades executoras em 13 municípios, atuando com cerca de 500 colaboradores em serviços e iniciativas que vão desde o acolhimento de pessoas em situação de rua até a capacitação profissional de famílias afetadas por desastres naturais. Entre os programas desenvolvidos, há, por exemplo, o Reconstruindo com Dignidade, que oferece cursos práticos e apoio financeiro para geração de renda a famílias que perderam tudo nas enchentes. Outra iniciativa local é o Garotas Brilhantes, voltado ao empoderamento de meninas de 12 a 17 anos por meio de oficinas socioeducativas e ações de prevenção à evasão escolar e à gravidez precoce.
Já o Programa Acessuas Trabalho, realizado em parceria com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promove a inclusão produtiva por meio de oficinas, empreendedorismo e inserção no mercado. Além disso, a ADRA mantém serviços essenciais como o Abrigo Bom Jesus, que acolhe e reintegra pessoas em situação de rua, como também casas de passagem, residências inclusivas para pessoas com deficiência e um restaurante popular que oferece refeições e cursos profissionalizantes a comunidades vulneráveis.
Durante o jantar, foi destacada a marca de 500 colaboradores envolvidos de forma direta nas ações sociais da agência, que atuam em diferentes frentes. “A ADRA no estado do Rio Grande do Sul alcançou a marca de 500 servidores, em diferentes áreas e categorias, todos comprometidos com uma mesma missão: fazer com que cada pessoa possa chegar a ser aquilo para o qual Deus a fez”, afirmou o diretor regional da ADRA, pastor Jorge Wiebusch.
A noite também foi marcada por histórias que revelam o impacto concreto desse trabalho. Uma delas é a de Mário Fonseca, beneficiário que encontrou na ADRA a oportunidade de recomeçar a vida em meio às dificuldades. Ele contou que enfrentou momentos delicados ao chegar ao estado, sem recursos e após ter sido assaltado, até ser acolhido no abrigo Bom Jesus. “Antes de conhecer a ADRA, eu passei por momentos difíceis. Fui, inclusive, assaltado quando cheguei ao estado e fiquei sem rumo. Mas no Abrigo Bom Jesus recebi apoio, alimentação e cursos de capacitação. Hoje, trabalho como cuidador de idosos, moro de aluguel e vivo com tranquilidade. Me sinto feliz por poder ajudar outras pessoas e realizado por tudo que conquistei”, relatou Mário.
O evento reuniu cerca de 180 pessoas, incluindo representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, autoridades públicas e parceiros estratégicos. Durante a programação, a ADRA homenageou instituições e indivíduos que apoiam suas iniciativas e ressaltou a importância da cooperação para ampliar o alcance dos projetos. “Esta foi uma noite memorável. Tivemos a oportunidade de reunir parceiros, autoridades e membros da igreja para mostrar o que a ADRA realiza e agradecer, por meio de homenagens, a todos que apoiam esse trabalho. Foi um momento de muita alegria e gratidão”, destacou Wiebusch.
A expansão da ADRA no Rio Grande do Sul tem chamado a atenção também em nível nacional e global. Para o diretor da ADRA Brasil, pastor Herbert Boger, o fortalecimento da agência no estado representa um avanço importante na missão humanitária da organização. “Ver a ADRA crescendo [no Rio Grande do Sul] a passos largos no pós-inundação, ajudando pessoas, oferecendo abrigos e desenvolvendo o ser humano para que ele possa ajudar a si mesmo e a outros, é motivo de celebração. Esse crescimento soma com o do Brasil e do mundo, mostrando essa fonte do bem que é o nosso Deus”, afirmou.
Com novos projetos em andamento e planos de expansão para os próximos anos, a ADRA reafirma seu compromisso de transformar desafios em oportunidades e continuar escrevendo histórias de esperança no Rio Grande do Sul. A missão de servir ao próximo, que guia cada uma dessas iniciativas, segue impulsionando o trabalho da agência e inspirando parcerias em prol de um futuro mais justo e solidário.