Manaus, AM – A ADRA Regional Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), promoveu uma importante ação de inclusão social ao oferecer a oportunidade para que pessoas em situação de vulnerabilidade pudessem concluir o Ensino Médio.
No processo, 80 pessoas se inscreveram e receberam os conteúdos necessários para estudo, podendo se preparar por conta própria ou participar das aulas oferecidas pelo órgão estadual. No final de 2024, trinta candidatos compareceram no dia da prova e, desses, 10 foram aprovados, conquistando o certificado.
Para muitos participantes, a iniciativa representou mais do que um diploma e, tornou-se um passo importante rumo à autonomia e ao recomeço.
Para Xioma Alves, uma das aprovadas, “Foi uma experiência maravilhosa poder realizar o exame para me graduar. Como mulher empreendedora e mãe solteira, sempre busco avançar e ter novas oportunidades. E essa chance que a ADRA e a SEDUC nos deram me ajudou muito a continuar lutando pelos meus sonhos.”
No dia da entrega dos certificados, que aconteceu no Núcleo de Desenvolvimento da ADRA em Manaus, Caludett Moreno, outra participante, o quanto essa iniciativa significou para pessoas que, assim como ela, vivem no Brasil como estrangeiros. “Estou muito agradecida à ADRA. Para um estrangeiro não é fácil, mas conseguimos aproveitar essa chance. Agora quero continuar meus estudos e buscar o ensino superior. Agradeço por todas as oportunidades que a ADRA tem dado para nós.”
Para a ADRA Regional Amazonas, ações como essa reforçam o compromisso da instituição em criar pontes para que pessoas em vulnerabilidade tenham acesso a novas possibilidades.
“Esta parceria e iniciativa reafirma nosso compromisso em promover o desenvolvimento humano e ampliar oportunidades para aqueles que mais precisam. A educação é uma ferramenta poderosa de transformação e ver pessoas obtendo seus certificados e renovando seus sonhos é a prova de que iniciativas como esta fazem diferença real na vida de cada participante”, destacou Luiz Ferreira, diretor da ADRA Regional Amazonas.
A ADRA segue fortalecendo iniciativas que ampliam o acesso à educação e contribuem para a construção de trajetórias mais dignas, atuando com justiça, compaixão e amor para que todos possam viver como Deus planejou.
Shirley Rueda, Regional Amazonas



