Cerca de duas toneladas de pescado foram entregues para mais de mil famílias carentes do Sul fluminense e da capital do estado do Rio de Janeiro no início de setembro. A ação, organizada pelo Sindicato de Armadores de Pesca do Estado do Rio (Saperj), SAP/MAPA-RJ, Frescatto Company e a ADRA-Brasil, com suporte técnico da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), faz parte da Semana do Pescado 2022 RJ, evento criado nas duas primeiras semanas de setembro com o objetivo de envolver todos os setores ligados à cadeia produtiva pesqueira e aquícola.
“É muito bom poder auxiliar nessa ação solidária tão importante para a sociedade. Além disso, é importante frisar que todo o processo seguirá a legislação higiênico-sanitária vigente no Brasil. A partir disso, conseguiremos firmar parcerias importantes para que possamos fazer uma linda ação, agregando valor ao produto e levando segurança para quem recebeu a doação”, destacou o médico veterinário e professor André Medeiros.
As duas toneladas de peixe foram doadas pela embarcação Manoel Espogeiro, que realizará a pesca especialmente para a campanha. Os peixes serão embarcados em caminhões frigoríficos e encaminhadas para a empresa Frescatto, em Duque de Caxias, onde serão processadas (lavados e armazenados em caixas com gelo) conforme determinação da legislação sanitária.
A descarga do pescado foi acompanhada por representantes do comitê da ADRA e supervisionada por profissionais da FIPERJ e do SAP/MAPA-RJ. Saindo da Frescatto, serão entregues à ADRA, que ficará encarregada de fazer o transporte da carga até as comunidades cadastradas na cidade de Volta Redonda e no Rio de Janeiro.
LEIA, TAMBÉM: ADRA abre pré-inscrições para aulas gratuitas de música no DF