ADRA em Manaus: Treinamento Capacita Equipe em Políticas de Salvaguarda e Código de Ética

Manaus, AM – O setor de Proteção da ADRA realizou um treinamento voltado à disseminação das Políticas de Salvaguarda e do Código de Ética da instituição. A iniciativa contemplou colaboradores antigos quanto novos integrantes da equipe, garantindo que todos estejam alinhados aos princípios e procedimentos que norteiam as operações e o relacionamento com públicos internos e externos.

O principal objetivo do treinamento foi apresentar a Política de Salvaguarda, bem como esclarecer deveres e responsabilidades previstos no Código de Ética. Entre os tópicos abordados, se destacaram: a estrutura e funcionamento das Políticas de Salvaguarda; os princípios éticos que regem as relações com beneficiários, parceiros e colegas de trabalho; os mecanismos de denúncia e canais de reporte de suspeitas ou incidentes e, os procedimentos para identificação e resposta a situações de violação de direitos.

Segundo Thales Rosário, assistente de proteção da ADRA, “este treinamento permite compreender como funciona a nossa rede de proteção e orienta o comportamento esperado em diferentes contextos. Aprendemos não apenas a respeitar nossos beneficiários, mas também a agir prontamente caso identifiquemos qualquer indício de violação de direitos”, explica.

Dinâmica de Estudo de Caso

Como parte da metodologia, os participantes foram divididos em equipes para realizar estudos de caso envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade. Cada grupo analisou cenários específicos e definiu, colaborativamente, quais medidas seriam mais adequadas para a proteção e o atendimento dos beneficiários. A atividade visou desenvolver a capacidade de identificar riscos e interesses dos beneficiários; aplicar as políticas de salvaguarda e o código de ética na prática e, trabalhar de forma interdisciplinar, aproveitando competências diversas para soluções integradas.

O treinamento contribui diretamente para o fortalecimento da cultura de ética e transparência na ADRA. Com colaboradores mais bem informados sobre seus direitos e deveres, a instituição espera maior agilidade na detecção e resposta a possíveis incidentes, a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo, assim como a elevação dos níveis de confiança junto a parceiros e beneficiários.

Por meio desta ação, a ADRA reafirma seu compromisso com a dignidade humana e a promoção de práticas responsáveis em todas as fases de seus programas e projetos.

Shirley Rueda, Regional Amazonas

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros