Manaus, AM – Em fevereiro a equipe da ADRA que implementa, em Manaus, o projeto WASH do UNICEF, deu início as atividades 2025.
Nessa fase do projeto, o objetivo é capacitar professores, gestores e alunos de escolas ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, em temas de WASH (Água, Saneamento e Higiene), dignidade menstrual, e tecnologias sociais, assuntos estes, diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
Na quinta feira (28/02), com as crianças da Escola Municipal Canaã II, da comunidade Julião, foram realizadas atividades referentes a importância da lavagem correta das mãos.
Com os adolescentes, professores e gestor da instituição educativa, a capacitação enfatizou a metodologia Três Estrelas e tecnologias sociais. Esta metodologia funciona como um manual de instruções para promover e guiar mudanças de hábitos de higiene e, também mudanças de infraestrutura de forma simples, escalável e sustentável, em busca de garantir ambientes seguros e saudáveis para a comunidade escolar.
“Foi gratificante perceber o interesse da comunidade escolar pelo tema e, a participação deles nos relatos e experiências vividas nessa área ribeirinha”, destacou a enfermeira Susi Leão, coordenadora da ADRA para a implementação do Projeto WASH.
Em 2025, o projeto do qual participam, em parceria, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), a Secretaria Municipal De Educação De Manaus (SEMED), a multinacional WEG, a AEGEA (Águas de Manaus), e a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, capacitará também gestores de 43 escolas ribeirinhas das calhas do Rio Negro e Rio Amazonas.
Shirley Rueda, Regional Amazonas
GALERIA DE IMAGENS